Novela de Cristinápolis: cenas do próximo capítulo

A nossa coluna teve informações quentes sobre uma tentativa de manobra do presidente da Câmara de Vereadores e dos parlamentares de oposição de Cristinápolis para criação de um novo Regimento Interno da casa legislativa, literalmente na tora, por meio do Projeto de Resolução 02/2022. Ao que parece, a ideia seria alterar as regras do jogo para a instauração de uma CPI e aumentar os poderes do presidente, no dia 02 de novembro de 2022, ou seja, burlar as regras existentes para perseguir o prefeito do Município, Sandro de Jesus.

A propositura para a formalização de um novo regimento interno da casa partiu do presidente do parlamento municipal, Adelmo Gonçalo Dias dos Santos (Placa), e dos vereadores de oposição Jorge Ícaro de Santana Hora, Gilberto Alves Rocha e Elielma Quintela Guimarães.

Como dizem os sertanejos, a merda começou a talhar quando nos dias 20 e 22 de dezembro de 2022 foi realizada uma Sessão Extraordinária, onde o referido projeto foi colocado em votação e ‘aprovado’ por maioria simples, ou seja, foram seis votos a favor e cinco contrários. Com isso, após os trâmites restantes, o Regimento Interno antigo foi revogado e o novo passou a vigorar. A questão foi parar nos tribunais, quando os vereadores Ademilson Oliveira, Cristiano Soares de Menezes, Elenilda dos Santos, José Claudio Ferreira de andrade Paiva e Sebastião Vitor dos Santos Junior, percebendo a distorção da aprovação do PL frente ao regimento interno em vigor para a reformulação e implementação de um novo, impetraram mandado de segurança contra o presidente da Câmara.

São diversas irregularidades apontadas pelos parlamentares da situação, e que, de fato, pela apuração da nossa coluna, vão de encontro às regras estabelecidas pelo regimento antigo da casa legislativa, a exemplo do quórum de propositura do Projeto. Isto porque, para qualquer alteração, reforma ou substituição do regulamento do parlamento municipal só pode ser proposta:

a) Pela maioria absoluta dos Vereadores: o que não ocorreu, pois somente quatro dos onze parlamentares assinaram o protocolo do projeto.

b) Pela mesa em colegiado: o que também não ocorreu, pois, na época, a mesma era formada pelos Vereadores Adelmo Gonçalo Dias dos Santos (Presidente), Cristiano Soares de Menezes (Vice), Sebastião Vitor dos Santos Júnior (Primeiro-Secretário) e José Cláudio Ferreira de Andrade Paiva (Segundo-Secretário);

c) Por uma das Comissões Permanentes da Casa: o que também não ocorreu, pois os Vereadores que protocolaram o projeto não fazem parte de nenhuma Comissão Permanente.

Novela de Cristinápolis II: golpe legislativo

Em conversas com alguns moradores do município de Cristinápolis a nossa coluna chega a conclusão que boa parte dos munícipes enxergam a manobra dos vereadores da oposição Adelmo Gonçalo Dias dos Santos (Placa), Jorge Ícaro de Santana Hora, Gilberto Alves Rocha e Elielma Quintela Guimarães, como uma tentativa de golpe, que ousaríamos intitular: ‘golpe legislativo’.

Uma atitude que, ao que parece, tinha um único objetivo: aprovar um novo regimento interno do legislativo municipal que atendesse às conveniências políticas dos referidos parlamentares, inclusive, sem ter atentado que para implantação de um novo regramento da casa, todo o processo legal se dar sob o arcabouço jurídico do regimento que está em vigor. Os questionamentos que ficam são: será que eles esqueceram desse detalhe? ou foi um simples, se colar colou?

Pastor Heleno

Heleno Silva declara apoio ao grupo político de Sérgio Oliveira em Nossa Senhora da Glória
Em seu programa semanal, neste domingo, 05 de fevereiro, pela Xodó FM, o ex-deputado federal Heleno Silva declarou apoio à reeleição da prefeita do município de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, e ao grupo político liderado por Sérgio Oliveira, que estava sendo entrevistado pelo ex-parlamentar no momento do anúncio.

Heleno Silva é uma liderança de destaque na região do sertão sergipano, tendo sido secretário de Estado da agricultura, deputado estadual, deputado federal por dois mandatos, prefeito de Canindé de São Francisco, além de ter concorrido a uma vaga no Senado Federal em 2018. O ex-deputado sempre demonstrou densidade eleitoral na região, com destaque para Nossa Senhora da Glória, sendo o mais votado no município para os cargos que concorreu, uma demonstração de força na política gloriense.
PT na Alese, tentativa de reaproximação ou estratégia política?

PT x PSD

Nas eleições de 2022 para o governo de Sergipe assistimos um verdadeiro acirramento, com direito a troca de acusações, orquestrados pelos candidatos: pelo Partido dos Trabalhadores (PT), senador Rogério Carvalho, e pelo Partido Social Democrático (PSD), deputado federal Fábio Mitidieri, e as suas assessorias. Como resultado no primeiro turno do pleito eleitoral o PT de Sergipe conquistou apenas uma cadeira no parlamento estadual, elegendo o ex-prefeito do município de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio, frente ao PSD que ampliou o número de deputados na Assembleia, assim como a sua base de apoio.
Na primeira sessão de 2023, com os representantes da nova legislatura, como é de praxe, aconteceu a eleição para a mesa diretora da casa legislativa, tendo a candidatura de Jeferson Andrade (PSD) como única, um verdadeiro representante do novo governador no parlamento estadual, tendo em vista ser do mesmo partido.

PT e PSOL divergem na Alese

O que chama atenção na eleição para a mesa diretora é que apenas Linda Brasil (PSOL), não votou na candidatura governista, se abstendo do processo, porém, o único deputado estadual eleito pelo PT votou favorável. Será uma orientação da direção estadual do partido, tendo em vista a conjuntura nacional e aí uma tentativa de reaproximação? Uma estratégia política do parlamentar? ou um simples resultado dos diálogos internos na Assembleia Legislativa?

Katarina na Câmara Federal

A deputada federal Katarina Feitosa tomou posse na última quarta-feira, 01 de fevereiro, e já demonstrou a sua força de vontade de buscar investimentos e colocar Sergipe em destaque no parlamento brasileiro. Na primeira semana como congressista empossada, Katarina já fez diversas visitas e conversas na perspectiva criar caminhos na busca de benefícios e recursos para os sergipanos. A mulher já iniciou seu mandato a todo vapor.


Bruno Balbino é jornalista e colunista colaborador do Hora News.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */