Morre o ex-reitor da UFS, professor Clodoaldo Alencar

Morreu neste sábado (13) o professor Clodoaldo Alencar Filho, de 88 anos. Ele foi um dos primeiros reitores eleitos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), após a ditadura militar e a retomada da democracia no Brasil. O falecimento do professor foi confirmado pela família.

“Esse tio querido, lindo, inteligente, amigo e muito amado, desencarnou naturalmente hoje em casa. Que ele desperte com os seres celestiais, com a luz divina, com o Altíssimo e com seus irmãos e entes queridos. Amor, bem e gratidão, grande professor Clodoaldo Alencar Filho”, escreveu em uma rede social a família.

Teatrólogo e escritor da Academia Sergipana de Letras, Clodoaldo Alencar era formado em Letras – Inglês, pela Faculdade Católica de Filosofia, Ele atuou de forma decisiva na política e na cultural, bem como no rádio, no teatro, na imprensa escrita e na gestão pública municipal de Aracaju, no período de 1963 a 1967, na gestão do prefeito Godofredo Diniz Gonçalves. Em seguida se elegeu reitor da UFS pela comunidade universitária. Ele administrou a universidade por cinco anos, no período de 1988 a 1992.

Clodoaldo Alencar Filho era natural de Estância (SE). Ele era filho do poeta Clodoaldo Alencar e de dona Eurydice Fontes de Alencar. Foi casado com a professora Aglaé D’Ávila Fontes, com quem teve dois filhos: Del e João Marcelo.

Clodoaldo era irmão do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça e ex-professor da UFS, Luiz Carlos Fontes de Alencar, do artista plástico Leonardo de Alencar e do poeta e teatrólogo Hunald de Alencar, ambos falecidos em 2016.

A Universidade Federal de Sergipe, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura de Aracaju e a Câmara Municipal lamentaram a morte do professor.


Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */