Morreu na noite deste sábado, no Hospital Memorial São José, em Recife (PE), onde estava internado desde o dia 4 de julho, o bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, de 57 anos, vítima de Covid-19.
Ele testou positivo para o coronavírus, mas apresentava leve melhora no quadro clínico. Há dois dias o quadro respiratório se agravou e o religioso precisou ser entubado, mas não resistiu a doença.
Natural de Penedo (AL) e sendo ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, Dom Henrique exercia a função de bispo da Diocese de Palmares desde 2014. Em 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, na época dirigida pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa.
Já em 19 de março de 2014, Dom Henrique foi nomeado pelo Papa Francisco para ser Bispo de Palmares. Ele se despediu da Arquidiocese de Aracaju no dia 20 de abril do mesmo ano.
Movimentos sociais
Dom Henrique era conhecido pela firmeza em suas convicções religiosas e também políticas. Mesmo sendo da linha conservadora da Igreja Católica, Dom Henrique dialogava com todos os setores da sociedade, independente de bandeira ou partido político.
Todos os anos ele fazia questão de participar do Grito dos Excluídos, evento organizado por sindicatos e movimentos sociais, com o apoio da igreja, que acontece anualmente durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, em Aracaju.
Por Redação
Fotos: Divulgação
Comente