Morre a sergipana Maria Feliciana, considerada uma das mulheres mais altas do mundo

Morreu neste sábado, aos 77 anos, a sergipana Maria Feliciana dos Santos, conhecida internacionalmente como uma das mulheres mais altas do mundo na atualidade, com 2,25 metros de altura.

Com problemas pulmonares, Maria Feliciana estava internada em um hospital de Aracaju. Segundo os familiares, o quadro de saúde se agravou e ela não resistiu.

Natural de Amparo de São Francisco, interior sergipano, Maria Feliciana era filha única e era descendente de família conhecida pela altura. O pai, Antônio Tintino da Silva, tinha 2,40 metros de altura.

Reconhecimento

Em reconhecimento a sergipana mais alta do país, o Edifício Estado de Sergipe, prédio do Governo do Estado, foi batizado popularmente como Edifício Maria Feliciana, por ser o mais alto de Aracaju, com 27 andares. O Museu da Gente Sergipana inaugurou em 2022 uma estátua de bronze na entrada do prédio cultural. Em um concurso no quadro Hora da Buzina, no Programa do Chacrinha, ela ganhou o título de Rainha da Altura.

À época de sua ascensão nacional, Maria Feliciana chegou a ser considerada a mulher mais alta do Brasil e do mundo. No período, ela chegou a fazer uma turnê pelo Brasil com o forrozeiro Luiz Gonzaga.

Homenagens

Várias autoridades sergipanas lamentaram a morte de Maria Feliciana, entre elas, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; e o senador da República, Rogério Carvalho.

“Maria Feliciana deixou um legado marcante, tendo seu nome eternizado no maior edifício do nosso estado. Levou o nome de Sergipe e de nossa cultura popular para o Brasil e está representada no Museu da Gente Sergipana, espaço dedicado a nossa identidade. Meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor”, disse o governador Fábio Mitidieri.

“Maria Feliciana ficou conhecida em todo o país nos anos 1960, quando seus 2,25 metros de altura fizeram ela ser destaque no programa do Chacrinha. Lembro a primeira vez que vi Maria Feliciana, eu ainda era criança. Foi em Pão de Açúcar, cidade onde nasci. Sua presença causou uma grande movimentação. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores! Que Deus conforte os corações”, escreveu o prefeito Edvaldo Nogueira.

“Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Maria Feliciana, ocorrido na tarde deste sábado, 27. Sua estatura excepcional não apenas a destacou mundialmente, mas também a tornou um exemplo de força e orgulho para todos nós. Que sua memória seja honrada para todo o sempre”, lamentou o senador Rogério Carvalho.



Por Redação
Foto: Instagram

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */