Monteirinho usava Câmara de Rosário para fortalecer candidatura dele e de César, denuncia Laércio Passos

A Câmara Municipal de Rosário do Catete terá uma nova eleição nesta semana. A mesa diretora eleita em 2019 e com mandato previsto até o final deste ano, foi desfeita por ter tido a renúncia de três membros.

A Câmara de Vereadores, que é presidida por Elton Lima, ficou sem o vice-presidente Valter Barreto, sem a primeira secretária Amélia Resende, bem como o segundo secretário Manoel Santana (Dedeu). Os três diretores renunciaram ao cargo por não concordar com atitudes antidemocráticas do presidente da casa legislativa.

Segundo informações apuradas pelo Hora News, articulado pelo vice-prefeito Magno Monteiro (Monteirinho), o presidente da Câmara, Elton Lima, planejava uma manobra para cassar o mandato do prefeito Vino Barreto, por meio de um processo de impeachment, sem crime de responsabilidade.

Monteirinho: acusado de usar a estrutura administrativa e financeira da Câmara

Elton Lima foi eleito vereador em 2016 na coligação do ex-prefeito Laércio Passos. Ele também foi eleito presidente da Câmara com o apoio do grupo do ex-prefeito.

“O Elton Lima foi eleito na nossa coligação e no biênio agora de 2019-2020 foi eleito presidente com o apoio dos vereadores da base do prefeito Vino Barreto e do meu grupo político. Porém, a renúncia é por não concordar com as atitudes administrativas, inclusive recentemente ele estava sendo alvo de um processo de impeachment, através do vereador Adelmo, por abuso de poder econômico, excesso de consumo de combustível da Câmara que ele abastecia os carros particulares dele com o dinheiro da Câmara. Chegou ter até uma ação no Ministério Público. Então, a renúncia do grupo de vereadores foi mais por discordar da atitude administrativa dele e não política. Inclusive, Monteirinho estava por trás porque estava se sustentando da estrutura administrativa e financeira da Câmara para fazer a campanha dele de vice e a de César prefeito.

“Então renunciou aí a mesa esses três vereadores: Amélia, Dedeu e Valter, derrubando a mesa e agora ele é ex-presidente. Vamos ter uma eleição na próxima quinta-feira para fazer a nova mesa, que vai ser o Dedeu Santana presidente, Adelmo Menezes (Bito), o vice-presidente, George Santana como o primeiro secretário, e a minha esposa Amélia Passos como segunda secretária. Os dois primeiros nomes são do grupo de Vino e Amélia do meu grupo”, salienta o ex-prefeito.

Elton Lima perde a presidência da Câmara após vice-presidente e secretários renunciarem

Laércio Passos observa que para dar uma resposta ao vereador Elton Lima e o grupo de Monteirinho era necessária a união com o prefeito, especificamente para a eleição da nova mesa diretora da Câmara.

“Então, para essa situação da Câmara, nós chegamos ao entendimento que apesar de sermos opositores, eu e Vino, que até então temos o mesmo objetivo de disputar a eleição de prefeito agora, entendemos que na Câmara a gente precisava se unir para dar o troco ao Elton e assim fizemos”, conclui Láercio Passos, que tentará o quinto mandato de prefeito tendo o ex-vereador Helhinho como o seu vice.

Procurado pelo Hora News, o vice-prefeito Monteirinho preferiu não abordar o assunto neste momento, mas garantiu que responderá o ex-prefeito Laércio Passos posteriormente. Ele se reservou a informar apenas que o vereador Elton Lima já entrou com uma ação na Justiça para suspender a decisão dos membros da mesa diretora da Câmara.



Por Redação
Fotos: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */