A Promotoria da Espanha pediu uma sentença de seis meses de prisão para o jogador sergipano Diego Costa, que reconheceu que fraudou 1 milhão de euros para o Tesouro em 2015 por meio de seus direitos de imagem, escondendo o que ele recebeu do Chelsea esse ano. O Ministério Público destaca que o jogador reconheceu os fatos, entrou com o dinheiro e também deve pagar uma multa de meio milhão de euros.
Conforme comprovado pelo promotor, Diego Costa escondeu o dinheiro que o Chelsea pagou em 2015 por seus direitos de imagem. Como no caso de outros atores levados à justiça por atos semelhantes, o brasileiro usou várias empresas de fachada com sede nas Ilhas Virgens Britânicas ou na Irlanda para gerenciar seus direitos de imagem e contratos. Eles estavam assinando cessão de direitos quando, explica o Ministério Público, quando na realidade eram “aparentes atribuições”, pois o próprio jogador estava por trás.
Costa parou de pagar 1.014.416,76 euros de imposto de renda pessoal em sua declaração de 2014 e o fez “motivado pela intenção de obter um benefício fiscal ilícito”, omitindo mais de cinco milhões que o Chelsea havia pago a essas empresas de fachada em seu trabalho.
O julgamento será realizado no dia 4 de junho, embora Diego Costa já tenha reconhecido os fatos, pagou mais de 1,1 milhão de euros e só precisará ratificar o acordo e a sentença: seis meses de prisão por um crime contra o Ministério Público. Além de pagar uma multa de 507.208,38 euros, a sentença não implica sua entrada na prisão.
Fonte: Cadena SER
Foto: Divulgação
Comente