O deputado federal sergipano Márcio Macedo (PT) recebeu nesta quarta-feira (22) o convite oficial para assumir o cargo de ministro da Secretaria Geral da Presidência da República do Governo Lula, pasta com status de ministério.
De acordo com o deputado, o desafio será o de reconstruir o país com mais oportunidades, igualdade e esperança.
“Recebi com entusiasmo e alegria o convite do presidente Lula para coordenar a Secretaria Geral da Presidência da República e afirmo que a missão será cumprida com o máximo empenho e dedicação aos brasileiros”, afirmou Márcio Macedo.
O cargo de secretário-geral assiste direta e imediatamente ao presidente da República no desempenho de suas atribuições. Neste sentido, o deputado Márcio Macedo irá coordenar politicamente as ações do Governo e o relacionamento com o Congresso Nacional.
Além disso, ao cargo compete a interlocução com os Estados, Distrito Federal e municípios, entre outras atribuições de grande relevância.
“Agradeço ao presidente Lula pela confiança, tenho a certeza de que vamos juntos reconstruir o Brasil”, concluiu Márcio.
Sobre Márcio Macedo
Filho de camponeses, Marcio Macedo nasceu em uma família humilde, mas, assim como muitos brasileiros, correu atrás dos seus objetivos. Marcio é graduado em Biologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e fez mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Na universidade, Marcio descobriu sua paixão e talento pela política. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), se destacando e sendo escolhido em seguida para ser coordenador do coletivo do Partido dos Trabalhadores (PT) dentro da instituição de ensino.
Já filiado ao PT, Marcio liderou o Diretório de Aracaju e na gestão do prefeito eleito Marcelo Déda, foi convidado para assumir a Secretaria de Orçamento Participativo de Aracaju e foi ainda secretário Municipal de Participação Popular da capital. Da pasta, Marcio, recebeu a missão de estar à frente da Superintendência do Ibama em Sergipe. Reconhecido pelo seu trabalho, chegou à presidência do Diretório Estadual do PT e coordenou a campanha vitoriosa do partido, que foi a de Marcelo Déda em 2006 para o Governo do Estado.
Em 2007, Marcio Macedo recebeu mais um convite do então governador Déda e desta vez para ser secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Em 2010, já aclamado pelo PT, Marcio se solidifica totalmente como um grande nome do partido em Sergipe. Se lança como candidato a deputado federal e ganha a disputa. Exerceu o seu mandato como deputado, foi vice-líder do PT na Casa e na Câmara Federal.
Ganhando sempre destaque no PT, Márcio foi também secretário de Finanças e Planejamento do partido, conseguindo com muito trabalho e transparência organizar as finanças do PT. Em seguida, foi escolhido para ser vice-presidente nacional do PT, criando uma grande amizade com o ex-presidente Lula. Em 2017, Marcio foi coordenador da Caravana de Lula pelo Brasil.
Em 2022, foi reeleito deputado federal e coordenou a campanha vitoriosa do presidente eleito, Lula. Foi também coordenador financeiro da campanha e pela primeira vez na história do país, as contas da campanha foram aprovadas por unanimidade e sem ressalvas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atualmente, além de deputado federal, foi cotado pelo presidente Lula e faz parte do grupo de transição de governo, colaborando na articulação política, e gestão administrativa e financeira da transição.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Ricardo Stuckert
Comente