As 609 pessoas que estão no cruzeiro Silver Shadow, de bandeira bahamenha vindo de Salvador, na Bahia, e que está ancorado no Porto do Recife, na região central da capital pernambucana, podem ficar em quarentena caso seja confirmado que um dos passageiros está com o novo coronavírus.
A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (13), pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Ainda de acordo com ele, a decisão de quarentena deve ser determinada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Estamos aguardando o resultado do exame do passageiro que deve sair no decorrer desta sexta, para que aí, sim, se tomem medidas em relação aos tripulantes que estão no navio”, afirmou Longo.
O passageiro com suspeita de coronavírus é um homem de 78 anos residente no Canadá e que assou mal ao desembarcar do navio nessa quinta-feira (12), com sinais de infarto. Ao ser avaliado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), foi identificado que o homem apresentava sintomas do Covid-19, como febre, tosse e dificuldades para respirar.
O paciente foi encaminhado a uma unidade de saúde privada do Recife, onde realizou o teste para o novo coronavírus. O material foi encaminhado para a Fiocruz do Rio de Janeiro, e o caso está sendo monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A embarcação atracou no Porto do Recife na manhã dessa quinta-feira com 318 passageiros e 291 tripulantes, e seguiria rumo a Fortaleza após passar por Itajaí (SC), Paraty (RJ), Búzios (RJ) e Salvador (BA), cidade onde tinha feito a última parada. Todas as 609 pessoas estão mantidas dentro das cabines, obedecendo a recomendações da Anvisa.
Ainda, de acordo com o secretário de saúde do Estado, a possibilidade do não atracamento de novas embarcações no Porto do Recife está sendo discutida pelo centro de operações de emergência de Pernambuco.
“Estamos avaliando a necessidade de algumas medidas restritivas que sejam necessárias em relação a eventos, atracamento de portos e a todas as situações que envolvem o enfrentamento ao Covid-19”, contou o secretário.
A gerência do Porto do Recife isolou o cais onde o navio foi ancorado e também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.
Fonte: Folha de Pernambuco
Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí
Comente