Pesquisa nacional realizada pelo Instituto França de Pesquisas (IFP), no período de 5 a 9 de novembro, divulgada neste domingo (9), revela que a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) é reprovada pela maioria dos brasileiros consultados.
No resultado geral, 52% dos entrevistados dizem não concordar com a indicação de Dino ao STF. No entanto, esse percentual é ainda maior na área religiosa, especialmente entre os protestantes.
Já na área política, Dino é reprovado por mais de 70% dos entrevistados que se dizem eleitores de Jair Bolsonaro. No campo oposto, os entrevistados que se dizem lulistas aprovam a indicação do ministro da Justiça. O percentual, porém, não chega a 50% de aprovação.
“Esse recorte da pesquisa trata apenas da opinião pública sobre a indicação de Flávio Dino para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Acerca desse tema, foram feitas duas perguntas para a população brasileira, são elas: O Sr(a) aprova ou desaprova a indicação de Flávio Dino para do STF? e O Sr(a) acredita que a indicação de Flávio será aprovada pelo Senado?”, explica Willan França, diretor executivo do IFP.
“No geral, o público desaprova a indicação, porém, mesmo desaprovando, a população brasileira acredita que a indicação será aprovada pelo Senado. Além do resultado geral, que representa a opinião da população brasileira como um todo, o Instituto França, de forma qualitativa, extraiu opinião segmentadas de católicos e evangélicos, bem como de eleitores que votaram em Bolsonaro e em Lula em 2022, para que fosse possível um olhar mais específico sob a ótica de cada um desses públicos”, conclui.
A pesquisa do IFP tem margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%, segundo o instituto.
Senado
A indicação de Flávio Dino ao STF pelo presidente Lula da Silva ainda carece de aprovação pelo Senado Federal. Dos três senadores sergipanos, dois já manifestaram voto: Laércio Oliveira (PP), declara voto contrário, enquanto Rogério Carvalho (PT) é favorável a indicação de Dino ao STF. Já o senador Alessandro Vieira (MDB) ainda não decidiu como vai votar no plenário, mas tem feito elogios ao ministro Flávio Dino, inclusive reconhecendo seu preparo técnico e jurídico para o cargo na Suprema Corte.
Confira o resultado da pesquisa.










Por Redação
Foto: Agências Brasil e Senado
Comente