Disposição, alegria e companheirismo, esse foi o clima da vacinação neste domingo, 22, quando teve início a imunização contra a covid-19 dos aracajuanos de 19 e 18 anos. Acompanhados dos amigos ou de familiares, os jovens compareceram em peso aos pontos de vacinação, somando mais 7.410 ao índice de imunizados, que ultrapassou 411 mil aracajuanos com a primeira dose, o que representa 61,8% da população.
Gabriel Felipe, 18 anos, foi um dos primeiros a chegar ao drive-thru do 28º Batalhão de Caçadores. Ele conta que a expectativa para tomar a vacina era muito grande, por isso decidiu ir logo no começo da manhã.
“É um grande alívio ser vacinado depois de tanto tempo de espera, estava muito ansioso e quis vir cedo para garantir minha dose”, comenta o estudante.
Acompanhada das amigas, Thalita Souza, 18 anos, foi se vacinar no ponto fixo no Shopping Riomar.
“Estou muito emocionada, porque sei que muita gente não teve essa oportunidade. Também fiquei muito feliz ao ver que as pessoas da minha idade se engajaram e vieram se vacinar”, relata.
Mariana Santana, 18 anos, também esteve no Shopping Riomar para receber a primeira dose.
“Nós estamos passando por um momento muito difícil com a pandemia e agora, felizmente, chegou nossa hora. A juventude aracajuana está aqui se vacinando, mostrando que a gente se importa. Vou para casa mais feliz, com a esperança de que logo estaremos todos vacinados”, expressa.
Balanço positivo
A secretária da Saúde, Waneska Barboza, avalia a vacinação deste final de semana como muito positiva, com mais de 12 mil pessoas entre 18 e 22 anos recebendo a primeira dose.
“O público jovem tem aderido de forma muito compensadora. Neste domingo iniciamos a última fase da vacinação do público adulto, com o dia bastante movimentado em todos os postos”, comenta.
Com o encerramento da vacinação do público acima de 18 anos nesta segunda-feira, 23, Waneska antecipa que o próximo passo será a repescagem das pessoas das faixas etárias anteriores que ainda não conseguiram se vacinar.
“Temos um público de cerca de 70 mil adultos que ainda precisam ser vacinados. A gente clama que essas pessoas compareçam, quando forem anunciadas as datas de repescagem, pois precisamos continuar avançando”, enfatiza.
Além de aplicar a primeira dose em quem ainda não se vacinou, a secretária comenta que é importante continuar avançando na aplicação da segunda dose, por isso segue adiantando o calendário de aplicação da AstraZeneca e da Pfizer.
“É só com a aplicação da dose de reforço que conseguimos a eficácia máxima das vacinas, por isso estamos atuando para aumentar o número de pessoas que completaram o ciclo vacinal”, destaca Waneska.
Durante o final de semana, mais 1.506 aracajuanos receberam a segunda dose, aumentando o índice de imunizados para 24%. A dona de casa Cícera dos Santos foi uma das que completaram o ciclo vacinal ao receber a segunda dose na Pio Décimo.
“Acordei cedo, fui à feira, tomei banho e vim tomar minha vacina”, conta.
Muito emocionada ao receber a segunda dose, Cícera foi para casa feliz.
“Graças a Deus, imunizada. Agora é continuar com os cuidados até que este momento triste da pandemia passe. Todo mundo tem que se vacinar, é para o bem de todos”, incentiva.
Último dia
Nesta segunda-feira, 23, encerra a vacinação da faixa etária de 18 e 19 anos, com a aplicação da vacina nos pontos fixos do Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial), Estação Cidadania (Bugio), Universidade Tiradentes (Farolândia) e Uninassau (avenida Augusto Franco), que funcionam das 8h às 18h.
Também será possível receber a primeira dose da vacina nos drive-thrus do Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 19h, após cadastro no portal VacinAju e liberação do código autorizativo.
Por Agência AAN
Foto: André Moreira
Comente