‘Máfia dos Shows’, mais uma na conta dos sergipanos

Nessa última segunda feira, 1º, foi ao ar no programa Conexão Repórter, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, pelo SBT, uma reportagem especial intitulada ‘A Máfia dos Shows’, onde segundo a matéria, um produtor de eventos de Sergipe contratava artistas por altos valores na nota fiscal, mas os mesmos ficavam com a cifra bem abaixo dos documentos fiscais. Um exemplo foi um artista popular, que na nota constava o valor de R$ 90.000,00 e o mesmo recebeu R$ 3.000,00.

O Estado de Sergipe já foi pauta do referido programa a alguns anos atrás, com a pauta ‘Senhores da Fome”, o jornalista Roberto Cabrini mostrou a realidade da falta de merenda escolar no município de São Cristóvão, o que levou ao afastamento da gestora na época, Rivanda Batalha. Nessa reportagem foi revelado um esquema de desvios de recursos públicos voltados para compra de merenda escolar.

Duas coisas chamam atenção e ao mesmo tempo preocupam! A primeira é a corrupção encrustada nas instituições do nosso Estado, o que causa vergonha aos cidadãos sergipanos. Foram dois escândalos em apenas três anos e de proporções nacionais. A segunda questão a ser levantada é a sensação de impunidade reinada nas terras do índio Serigy, se faz necessário a imprensa nacional tratar sobre um fato para os órgãos de fiscalização e punição tomarem as providências, afinal, onde estavam eles? Quem estava fazendo o controle durante esse período?

Quantas impunidades devem acontecer por Sergipe afora, gestores que descontam o percentual de contribuição da previdência do salário dos servidores municipais e não repassam ao INSS, atraso de salários e décimo terceiro, falta de zelo pelo erário público em prol de aliados, a obliteração dos bens públicos, etc., mas nada acontece? Será o desaparelhamento dessas instituições, o que é contraditório, pois a título de exemplificar, o Ministério Público é uma das instituições mais bem pagas do país, e Sergipe não é diferente, então o que há de errado?

Servidores de Canindé ainda com Décimo terceiro em atraso

Os servidores públicos do município de Canindé de São Francisco lotados na Secretaria de Saúde do município estão sem receber o décimo terceiro salário, o atraso já chega ao quarto mês. De acordo com informações repassadas a esse espaço, o gestor municipal, Ednaldo Vieira Barros, mais conhecido como Ednaldo da Farmácia, deverá efetuar o pagamento do valor devido em parcelas. Canindé vive um verdadeiro ‘Deus nos acuda’, misericórdia…!

Perguntar não ofende! Porque o MP não solicitou o bloqueio das contas de Canindé?

Esse questionamento já vem sendo feito entre os munícipes de Canindé de São Francisco, constantes atrasos de salários, décimo terceiro dos servidores em atraso, perseguição a servidores públicos por posição política, transferências de servidores de setores sem a referida justificativa (estranheza se tratar de opositores políticos a gestão), além do sucateamento das estruturas e bens do município sertanejo. Onde está o MP? O povo canindeense almeja resposta de uma das instituições mais bem pagas do Estado!

Ainda, segundo uma fonte, alguns servidores procuraram o representante do órgão no município para pedir uma providência acerca dos constantes atrasos salarias e o não pagamento do décimo, o mesmo teria dito que não tinha conhecimento sobre tais fatos, isso dois dias após uma audiência com agentes de saúde, onde foram relatadas as mesmas situações. Estranheza! Valei-me… Deus tenha piedade! A população daquele município está largada as traças.

Eleito por Sergipe e de frequência em São Paulo

De acordo com os dados do portal da transparência da Câmara Federal, durante sua atividade como parlamentar, o deputado federal Valdevan Noventa (PSC) foi mais vezes ao estado de São Paulo do que Sergipe, estado pelo qual foi eleito para assumir uma vaga no Congresso Nacional.

De nove passagens emitidas pelo parlamentar, oito foram para viagens de ida e volta entre Brasília e São Paulo. Apenas uma foi emitida de São Paulo a Sergipe. Valdevan voou, no mínimo quatro vezes a Guarulhos, no estado de São Paulo, e apenas uma vez para Sergipe, partindo de Guarulhos com destino a Aracaju. Tudo foi custeado com o dinheiro público.

Gestão do desmonte

É nítida a fragilidade dos nossos municípios, porém, é incompreensível a incapacidade de gestão de alguns administradores públicos, pois são nas crises que descobrimos os bons intendentes da coisa pública.

O município de Gararu vive um abandono na atual gestão. Praças abandonadas e deterioradas pela falta de conservação e manutenção, além do estádio de futebol do município que está entregue às baratas, um verdadeiro descaso com o bem público.

A família gararuense está à mercê, sem ambientes propícios ao lazer para passear com seus filhos e ter um ambiente onde possa assistir e praticar o esporte da paixão nacional. Esse é o reflexo da gestão da prefeita Elizabeth.

De ferrenhos opositores a atuais aliados

Foi repassada a esse espaço a informação de uma suposta aliança entre dois desafetos da política monte alegrense, a fundição do grupo da atual prefeita Nena de Luciano com o grupo do ex-prefeito Tonhão. Nós fomos averiguar se de fato condizia com a realidade e descobrimos outra aliança de outrora desafetos políticos.

Não muito equidistante na estranheza da aliança da gestora atual com o antecessor dela, foi como uma surpresa a informação de que os ex-prefeitos de Monte Alegre de Sergipe, Antônio Fernandes Rodrigues Santos, mais conhecido como Tonhão, e João Vieira de Aragão, conhecido popularmente como Aragão, estão em conversas, por sinal bem avançadas, para uma possível aliança entre os dois grupos.

De acordo com informações de uma fonte muito ligado a um dos ex-gestores, as conversas entre essas duas lideranças vão no sentido de colocar os nomes das esposas de ambos para concorrer à prefeitura do município – Sandra de Tonhão e Valdirene de Aragão -, por sinal, as duas tem apresentado boas avaliações por parte do povo monte-alegrense

Vereança na luta por reforma de escola

O vereador Henrique de João Gogó esteve na última terça-feira, dia 26, no gabinete da deputada Janier Mota, na Assembleia Legislativa de Sergipe, onde apresentou algumas demandas para o município de Monte Alegre.

Entre as demandas apresentadas pelo parlamentar estava a atual situação do Centro de Excelência 28 de Janeiro. A deputada se colocou à disposição para ajudar na resolução dos problemas enfrentados pela instituição de ensino, entrando em contato com o secretário de Educação do Estado para buscar uma solução em breve espaço de tempo.

Após uma conversa pessoal com o secretário, foi garantida a realização de uma licitação para reforma da estrutura da unidade escolar e ainda firmado o compromisso de visitar a unidade para discutir a logística para o início dos trabalhos de engenharia.

Campanha caloteira

Dois profissionais de comunicação nos procuraram para relatar uma dívida em aberto do prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marcos, para com eles. De acordo com os profissionais, ambos foram contratados para fazer materiais publicitários e de áudio para a campanha do atual gestor, com a promessa de que receberiam após o pleito eleitoral, mas até o momento não viram a cor do dinheiro.

Já estamos chegando ao próximo pleito e nenhuma resposta por parte do gestor. Será que o mesmo pretende deixar a dívida junto com as despesas da próxima campanha eleitoral? Bom, só o tempo dirá!

Bruno Balbino é graduado em Jornalismo e colunista colaborador do Hora News.

Leia também: 

Sergipe vive uma crise fiscal, de quem é a conta?

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */