Pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo Banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (30), confirma a preferência do eleitorado brasileiro pelo pré-candidato Luís Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República. Segundo o instituto, se as eleições fossem realizadas no período da pesquisa, Lula venceria Bolsonaro em 1º turno por 46% a 32% dos votos.
Confira os números.
Lula da Silva (PT) – 46%
Jair Bolsonaro (PL) – 32%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Simone Tebet (MDB) – 2%
André Janone (Avante) – 1%
Os demais pré-candidatos Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Vera Lucia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e Felipe D’Avila (Novo) foram citados, mas por arredondamento, não chegaram a 1% dos votos.
Eleitores que declararam votos brancos e nulos somam 2%, enquanto 5% disseram que não votariam em nenhum candidato. Eleitores que ainda não sabem ou não responderam em quem votar somam 1% dos entrevistados.
Crescimento
A pesquisa FSB/BTG revela um crescimento de 5% para o ex-presidente Lula na comparação com a sondagem realizada em abril. No mês passado, Lula somava 41% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro.
Segundo o instituto, a desistência de João Dória favoreceu principalmente o ex-presidente Lula, que atraiu boa parte dos eleitores que declaravam voto no ex-governador tucano.
Registro
A mais nova pesquisa ouviu por telefone 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. Com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa tem nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03196/2022.
Por Redação
Foto: Divulgação
Comente