Laércio Passos lidera disputa para prefeito de Rosário com quase 30% do eleitorado, diz IFP

Recentemente, o atual vice-prefeito de Rosário do Catete, Magno Monteiro, o Monteirinho, se lançou como pré-candidato a prefeito do município, provocando a divisão e enfraquecimento do grupo que está no comando de Rosário desde 2020. Com isso, o principal candidato de oposição, Laércio Passos (PT), sai na frente como favorito à vaga de mandatário do município, segundo uma pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto França de Pesquisas (IFP), que o Hora News teve acesso. 

Os números mostram claramente que Monteirinho abocanha uma grande fatia do eleitorado do grupo ao qual faz parte hoje, mas deve sair da base do prefeito, já que pretende ser candidato nas próximas eleições, concorrendo com o seu companheiro de chapa e atual prefeito, César Rezende.

Já Laércio, considerado o maior líder político do município, e detentor de uma grande experiência política, já tendo comandado o município por quatro vezes e que tem uma fatia significativa do eleitorado já consolidada, aparece na liderança da referida pesquisa.

Os ex-prefeitos Etelvino Barreto, popularmente conhecido por Vino Barreto, e Vagner Quintela também foram testados na pesquisa, mas seus números estão distantes do líder da pesquisa, mostrando que a disputa se concentrará nos nomes de Laércio Passos, César Rezende e Monteirinho, com o favoritismo do ex-prefeito petista e principal nome da oposição.

Segundo os dados obtidos pelo Hora News, na pesquisa induzida, com a apresentação dos nomes de César Rezende, Monteirinho, Laércio Passos, Vagner Quintela e Vino Barreto, o petista Laércio Passos lidera com quase 30% de aprovação popular. A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, com 531 eleitores de Rosário. A sondagem tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 97%.

Confira os números da pesquisa:

Laércio Passos – 29,2%

César Resende – 22,2%

Magno Monteiro – 16,7%

Vagner Quintela – 8,1%

Vino Barreto – 5,1%

Nenhum/Branco/Nulo – 11,9%

Não Sabe/Nenhuma Resposta – 6,7%

Pesquisa anterior

Em 2020, o Instituto França mostrou que César Rezende seria eleito prefeito, quando o mesmo disputava a eleição contra Laércio Passos e Vino Barreto. Já em 2022, o IFP acertou os resultados para o Governo em Sergipe (Fábio Mitidieri) e para o Governo da Bahia (Jerônimo Rodrigues), sendo a primeira empresa de pesquisas de Sergipe a acertar o resultado para Presidente da República em todo o Brasil, cravando a eleição de Lula com um placar bem apertado, como foi constatado pelas urnas.






Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */