Foi condecorado na tarde desta segunda-feira, 23, com o Título de Cidadania Sergipana, o Jornalista Fredson Navarro Silva de Deus. Natural do município baiano de Itaberaba, localizado na Chapada Diamantina, o comunicador prestou vestibular para Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo, quando se mudou para Aracaju no primeiro trimestre do ano de 2000; em 2005, foi diplomado em nível superior pela Universidade Tiradentes (Unit). Ainda na primeira década deste novo milênio, o homenageado cursou pós-graduação em Gestão da Comunicação Integrada; e MBA em Assessoria de Comunicação Integrada, nos anos de 2007 e 2009, respectivamente. A propositura da Sessão Plenária Especial que concedeu a honraria é do ex-deputado estadual, José Macedo Sobral.
Há 23 anos residindo em solo sergipano, Fredson Navarro atua profissionalmente também nos campos da produção de obras literárias, mestre de cerimônias, professor, palestrante, empreendedor, e na função de produtor de eventos. Sua atuação jornalística teve início no ano de 2004, quando ainda acadêmico foi convidado para assumir a função de produtor do portal ‘Emsergipe.com’; ao colar grau, foi contratado para atuar como repórter, passando ainda pela coordenação de conteúdos e editor do G1. Os desafios profissionais constam ainda atividades na Mix FM; Prefeitura de Aracaju; e Câmara Municipal de Aracaju. Há cinco anos autua no núcleo de jornalismo da TV Atalaia/Record; Cinform e Navarro Comunicação, assessorando artistas, empresas e políticos.
Paralelo ao reconhecimento parlamentar, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais que compuseram a 19ª Legislatura, a cerimônia oficial aconteceu na véspera da data em que a menor Unidade Federativa do país comemora o ‘Dia da Sergipanidade’. “Muito me emociona receber este título, justamente no dia que antecede este marco das celebrações à cultura, à história, às tradições de Sergipe. Saí da Bahia aos 18 anos com o objetivo de estudar jornalismo em Aracaju e de imediato a minha ligação com o estado foi muito forte. Estou muito feliz em receber a maior honraria do Estado e agradeço ao ex-deputado Zezinho Sobral e todos os parlamentares que aprovaram”, destacou.
Presença
Prestigiaram a solenidade, deputados estaduais, jornalistas, ex-deputados, gestores públicos estaduais e municipais, artistas, vereadores dos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, empresários, familiares e amigos. A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), recebeu também professores universitários, advogados, além de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor), e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Esta é a segunda vez que o Jornalista recebe condecoração parlamentar. No ano de 2016, sob propositura do então vereador Lucas Aribé, Fredson Navarro recebeu o Título de Cidadania Aracajuana na Câmara Municipal de Aracaju (CMA); já no ano de 2012, foi homenageado com o Troféu Cidade Histórica realizado pela Prefeitura de São Cristóvão. A produção de conteúdos jornalísticos voltados para o social merecem destaque.
Focado na contribuição cidadã, o comunicador busca multiplicar reportagens que apresentem a representatividade humanista, bem como ampliem o fluxo de associados em projetos sociais a exemplo do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS), Legião da Boa Vontade (LBV), Almir do Picolé e do Externato são Francisco de Assis. Diplomado Cidadão Sergipano pela Casa Legislativa, o Jornalista destacou que em seu subconsciente cresce a responsabilidade em honrar a bandeira do Estado de Sergipe. No respectivo discurso optou por agradecer o acolhimento apreciado desde o primeiro dia de moradia no Estado, e reforçou sua missão em colaborar pelo progresso de Sergipe.
“Agradeço a todos que tiraram um tempinho para vir me prestigiar nesta tarde de segunda-feira. Meu coração está repleto de gratidão também para os amigos sergipanos que não puderam se fazer presente, mas que me enviaram mensagens com votos de felicitações. Nasci no estado da Bahia, mas meu coração está preenchido também por Sergipe. Uma terra que me acolheu como filho, me abraça profissionalmente e que à este estado devo muito. De coração, e agora por direito legislativo, posso afirmar com todas as letras que ‘sou sergipano’”, completou Fredson Navarro. Autor da propositura, o ex-deputado – hoje vice-governador de Sergipe –, José Macedo Sobral, reverenciou o homenageado.
Reconhecimento
Na concepção do ex-parlamentar, a Assembleia Legislativa precisa seguir reconhecendo personalidades que optam por deixar os estados de origem com a perspectiva de estudar, trabalhar e contribuir pelo progresso de Sergipe. “Nosso estado é prestigiado com grandes profissionais das mais diversas áreas de atuação que não nasceram neste solo, mas que escolheram nosso estado como segunda casa e contribuem para que nossa terra tenha prosperidade e alegria. Na área do Jornalismo, Fredson Navarro é um destes exemplos. Como reconhecimento por uma relevante trajetória desde 2000, a entrega deste título de Cidadania Sergipana foi aprovada por unanimidade durante votação na Casa Legislativa. Fredson tem seu nome marcado em nosso estado como uma referência ética profissional, de amor e zelo pelo jornalismo sergipano”, destacou.
A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD). A leitura da resolução foi feita pelo deputado Garibalde Mendonça (PDT), vice-presidente da Alese. “Parabéns, Fredson Navarro, por sua incrível carreira, sua dedicação incansável e sua paixão pelo Jornalismo. Que seu futuro continue a ser brilhante, e que suas palavras continuem a inspirar, educar e unir nossa comunidade. Muito obrigado por sua contribuição notável, e que sua jornada prossiga com mais conquistas e realizações notáveis. Fredson Navarro, você é uma verdadeira joia em nosso meio jornalísticos e uma fonte inesgotável de inspiração”, discursou Garibalde. A mesa da Sessão Plenária Especial foi composta também pelo empresário Walter Franco – Grupo TV Atalaia, e ex-deputado estadual –, e Emília Correia, vereadora de Aracaju, representando o parlamento da capital.
Por Milton Alves Júnior
Fotos: Jadilson Simões
Comente