João Dória regulamenta o “bico” e estende aos policiais civis o direito ao exercício da atividade

Os policiais civis do Estado de São Paulo agora podem fazer “bicos” sem preocupação com uma possível punição por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O governador João Doria (PSDB), pré-candidato a presidente da República, sancionou nesta quinta-feira (13) projeto de lei autorizando policiais civis a exercerem a atividade delegada, mais conhecida por “bico”. Os policiais militares já gozavam desta prerrogativa, que agora foi estendida aos policiais civis.

A Lei Complementar nº 1.372/2022, que foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, altera a Lei 10.291/68 sobre o Regime Especial de Trabalho Policial para possibilitar a ampliação das ações de segurança pública em 645 cidades do Estado, com gestão associada de serviços públicos entre governos estadual e municipais, sendo que o pagamento pelos serviços policiais será de responsabilidade do município.

O município interessado em incluir o trabalho dos policiais civis nas ações de segurança pública em áreas de interesse da sociedade poderá firmar um convênio com o Estado. Anteriormente, o serviço era permitido apenas a policiais militares.

A atuação dos policiais civis na atividade delegada, agora chamado de “bico oficial”, será regulamentada com publicação no Diário Oficial do Estado.





Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */