Ir às ruas lutar e gritar que “vidas negras importam” é a superfície de um processo de transformação social muito mais profundo

Em mais um artigo exclusivo para o Hora News, a psicóloga e psicanalista Petruska Passos analisa sob o ponto de vista da psicologia e da psicanálise os movimentos antirracistas no mundo, principalmente nos Estados Unidos e no Brasil.

“Aparentemente, junto com a pandemia da COVID-19, os movimentos antirracistas ganharam força e temos presenciado, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, maior movimentação em busca de equilíbrio e reparação das desigualdades que dizimam e retiram, cruelmente, o sentimento de pertencimento e as origens culturais do povo africano”, escreve a articulista.

A psicóloga reconhece a importância da Internet no combate ao racismo. Para ela, “com o advento da nova tecnologia de comunicação tornou-se mais difícil calar a dor e o sofrimento de uma discriminação obscura e, como a Psicanálise afirma, inconsciente, que vem perpassando gerações de dominados e dominadores”.

“Vidas negras importam, sim, mas o processo de transformação precisa ser mais profundo. Você está pronto para mergulhar em si mesmo e refletir sobre isso?”, questiona a especialista.

Confira o artigo completo da psicóloga e psicanalista Petruska Passos.



Por Redação
Foto: Pedro Borges/Alma Preta

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */