Consultar os serviços bancários pela Internet tem sido cada vez mais uma opção para os brasileiros. Muitas pessoas confiam na segurança dos bancos ao utilizar os serviços online. Para você ter uma ideia, em 2010 o Internet Banking atingiu um recorde histórico: foram 12,8 bilhões de transações, o que faz desse canal o segundo preferido dos brasileiros na hora de realizar as operações bancárias, atrás apenas dos caixas eletrônicos. O número foi da pesquisa “O Setor Bancário em Números”, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
Mas, assim como os caixas eletrônicos vivem sofrendo ataques de criminosos, há outro tipo atuando pela web: os chamados cibercriminosos, responsável por realizar ataques virtuais e roubar senhas bancárias e outros dados pessoais. Por isso, a preocupação das pessoas em relação aos riscos a que estão expostas quando realizam transações bancárias ainda é enorme e muitas ainda preferem consultar os dados no caixa eletrônico.
E essa preocupação quanto à insegurança do Internet banking não é infundada. Em 2011, um relatório da ESET identificou mais de 16 ataques específicos a usuários de serviços bancários online no Brasil, boa parte deles voltados a roubar senhas e informações pessoais dos clientes.
Para o diretor-geral da ESET Brasil, Camilo Di Jorge, assim como qualquer outra transação financeira, o uso do Internet Banking requer cuidados por parte dos usuários. “Se as pessoas tomarem as medidas necessárias, dificilmente, elas serão vítimas de cibercriminosos”, explica o diretor da ESET, empresa que fornece soluções de segurança contra ataques digitais.
VEJA 5 DICAS PARA VOCÊ EVITAR ATAQUES VIRTUAIS.
Assim como qualquer outra transação financeira, o uso do Internet Banking requer cuidados por parte dos usuários.
1 – Mantenha sempre atualizado o antivírus do seu computador ou dispositivo móvel (como celular, Iphone, entre outros) utilizado para acessar o Internet Banking.
2 – Realize todas as atualizações do sistema operacional e do navegador de Internet instalado na máquina usada para acessar o serviço.
3 – Caso seu banco forneça um aplicativo de segurança no Internet Banking, instale-o sempre na máquina utilizada para acessá-lo. Esse dispostivo contribui para a segurança dos seus dados e informações bancárias.
4 – Só acesse páginas confiáveis. Antes de realizar qualquer transação na Internet, verifique se o site possui mecanismos de criptografia por meio do uso do protocolo HTTPS. É fácil de achar: está localizado no início da URL.
5 – Os “spams” enchem as caixas com e-mails supostamente importantes quando, na verdade, são maliciosos e contem vírus. Por isso, nuncaclique em links de e-mails que supostamente sejam enviados pela instituição bancária, pois as mensagens podem ser falsas e conter phishing (forma de fraude eletrônica). A grande maioria dos bancos não manda e-mail cobrando isso ou aquilo. Fique de olho vivo!
Fonte: MSN
Comente