As chuvas persistentes no litoral da Região Nordeste avançam com intensidade para o agreste de Alagoas e Pernambuco, abrangendo ainda áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia, com previsão de chuva nos próximos dias.
Para essas localidades, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos indicando acumulados que podem variar entre 30 mm e 100 mm durante o período e, pontualmente, não estão descartados volumes superiores a 100 mm.
A região vem enfrentando chuvas volumosas nos últimos dias, que têm causado estragos à população devido à condição de solo encharcado e ao risco elevado de alagamentos e deslizamentos de encostas.
As chuvas decorrem da intensa convergência de umidade favorecida pela atuação de cavados presentes sobre o Atlântico, nas proximidades do litoral leste nordestino, combinada ao padrão de vento em altitude e às águas quentes do oceano.
Dados do Inmet mostram que os maiores volumes de chuva do país registrados até às 8h da terça-feira (20) aconteceram em áreas do Nordeste: Maceió (AL), com 70,2 mm; Palmares (PE), com 46,4 mm; Natal (RN), com 42,6 mm; e Camaratuba (PB), com 40,6 mm.
A Região Norte também está em atenção para chuvas volumosas, com destaque para Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste e nordeste do Pará e áreas do Amapá, que também estão sob aviso. A previsão é de volumes que podem chegar a 100 mm, com rajadas de vento de até 100 km/h.
Em outras áreas da região, abrangendo ainda o leste do Maranhão, também há previsão de pancadas de chuva, mas com grau de severidade menor.
Pancadas de chuva foram constantes em áreas da Região Sul na terça-feira (20), com destaque para todo o estado de Santa Catarina, que poderá ter temporais com maior intensidade até esta quinta-feira (21).
No resto do país, a previsão é de tempo firme, com céu claro e pouca nebulosidade.
Fonte: Inmet
Foto: Arthuro Paganini
Comente