Ingerências e retenção de macas pelo Huse fazem superintendente do SAMU entregar o cargo

Após repercussão negativa sobre a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), prejudicando o atendimento das pessoas que precisam ser socorridas pelas equipes de emergência, fato este denunciado esta semana pelo Hora News, a enfermeira Conceição Mendonça, superintendente do Samu, entregou o cargo nesta quinta-feira.

Em nota, Conceição Mendonça, que estava no comando do SAMU há quase um ano, enaltece sua equipe de trabalho, classificada por ela de eficiente, competente e comprometida com o bom serviço público.

“Comunico a todos vocês que a partir desta data me afasto da Superintendência do SAMU 192 Sergipe. Nesses quase 11 meses tive o imenso prazer de conviver com cada um de vocês e pude sentir de perto o compromisso, eficiência, competência, respeito e amor com nosso serviço. Se hoje eu pudesse montar um grande serviço, com certeza seria vocês minha equipe”, reconhece a enfermeira, lamentando que algumas mudanças provocaram a fragmentação dos serviços, prejudicando o atendimento à população.

“Estão havendo algumas mudanças e não aceito que seja fragmentado nosso serviço, ficando a Central de Regulação de Urgência separado do SAMU 192 Sergipe. Não vejo prosperar corpo sem coração”, critica Conceição.

A enfermeira observa que a inteligência do SAMU está na Central de Regulação e na atuação de cada profissional de saúde, e lamenta a ingerência nos serviços.

“Meu pedido é que cuidem do nosso serviço, ele precisa ser lapidado a cada dia, independente de quem esteja na frente lembre que a inteligência do serviço está na Central de Regulação e na brilhante atuação de cada um de vocês meus amigos. O SAMU é nosso e de nossa população. Lamentavelmente estão querendo ser dono de um serviço que é do nosso povo”, denuncia Conceição, agradecendo a equipe de trabalho e prometendo orar pelo Serviço de Urgência.

“Meu agradecimento a cada um de vocês que me aturaram nesse período. Continuem nessa mesma integridade, transparência com respeito e amor ao serviço público. Estarei presente em orações pra todos vocês que fazem o SAMU 192 Sergipe”, conclui.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda não se pronunciou sobre o afastamento da enfermeira do comando do SAMU. Porém, uma servidora da saúde informou ao Hora News que as constantes ingerências de setores da Secretaria estavam incomodando a superintendente.

“Pelo que soubemos muita interferência no serviço estava acontecendo e, como estava prejudicando o atendimento à população, e ela preza muito pelo serviço de qualidade, decidiu entregar o cargo após realizar um excelente trabalho. O problema ficou insustentável depois que vocês denunciaram as retenções das macas do SAMU pelo Hospital de Urgência. Eles resolviam um problema e criavam outro problema, pois as pessoas que precisavam do SAMU ficavam totalmente desassistidas. E ela vinha alertando a Secretaria”, relata a servidora.

A Secretaria Estadual de Saúde deve divulgar nas próximas horas o nome do novo superintendente do SAMU.

Paraíba

Em 2018 a Prefeitura de Campina Grande sancionou um projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal, que proíbe a retenção de macas do SAMU por hospitais e clínicas da cidade. Pela lei, caso uma maca seja retida por um hospital ou clínica o profissional de saúde é obrigado a comunicar, imediatamente, a ocorrência à Coordenadoria do SAMU para as devidas providências.


Por Redação Hora News
Fotos: Agência ASN/Facebook

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */