Incomodado, Fábio Mitidieri não aceita disparada de Rogério Carvalho e contesta pesquisa Ipec

A assessoria jurídica da coligação ‘Novo Tempo Para Sergipe’ ingressou com uma representação eleitoral de impugnação alegando pesquisa eleitoral irregular. Os advogados também colocam em dúvida a imparcialidade da TV Sergipe, emissora que encomendou a pesquisa e que realizará debate entre os candidatos na próximas terça-feira, dia 27. O levantamento foi feito pelo IPEC (ex-Ibope) e divulgado nos telejornais da afiliada da rede Globo no estado.

Segundo a assessoria jurídica, o IPEC não considerou o critério de proporcionalidade populacional dos 32 municípios onde entrevistou 800 pessoas por telefone, colocando em dúvida o resultado divulgado com os candidatos Valmir de Francisquinho e Rogério Carvalho na primeira e segunda posição, respectivamente.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o protocolo de número NºSE 02694/2022. Entre os dias 19 e 21 de setembro, foram ouvidos sergipanos de 32 cidades como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Socorro, São Cristóvão, Boquim, Pedrinhas, Estância, Carira, Tobias Barreto, Maruim, Itabaiana. Os responsáveis pela pesquisa selecionaram o mesmo número de questionários para cidades com populações diferentes.

A assessoria jurídica da campanha de Mitidieri alega que este método impacta diretamente no resultado da amostragem porque, conforme justificativa apresentada, poderia existir certa desigualdade entre número de entrevistas realizadas e número de eleitores de cada município.

Contudo, a pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto, IPEC, que apontava Fábio Mitidieri com 16% de intenção de votos, à frente do candidato da coligação Rogério Carvalho (PT) que tinha 12%, não foi contestada pelos advogados de Mitidieri. Aquela pesquisa, comemorada e exaustivamente divulgada pela campanha de Fábio Mitidieri, usou método idêntico da atual que é contestada.

Será que o aumento de 8 pontos do candidato Rogério Carvalho e a estagnação de Fábio Mitidieri, indicadas na pesquisa mais recente, tiraram a credibilidade do respeitado IPEC aos olhos dos advogados da campanha de Fábio Mitidieri?




Por Assessoria de Imprensa
Foto: Janaína Santos

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */