HUSE corta alimentação para acompanhantes a partir de segunda-feira

Já não bastasse o sofrimento que os acompanhantes de pessoas internadas em hospitais públicos passam ao presenciarem uma assistência à saúde que deixa a desejar pela superlotação e muitas vezes pela falta de medicamentos e até mesmo de profissionais de saúde especialistas, a direção do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) anunciou nesta quarta-feira (3) que alguns acompanhantes não terão mais direito a alimentação no período em que estiver acompanhando a pessoa doente.

A partir da próxima segunda-feira (8) a ordem da direção do hospital entra em vigor. Apenas acompanhantes de crianças, adolescentes e idosos, além de pacientes com necessidades especiais terão direito as refeições servidas pelo hospital.

O Hora News apurou que a determinação partiu da Secretaria de Estado da Saúde, com base em regras do Ministério da Saúde e normas da legislação trabalhista. Muitos acompanhantes lamentaram a medida adotada pela principal casa de saúde do estado.

Acompanhantes em Centro de Terapia Intensiva Pediátrica

“Eu tenho um familiar doente e vez outra ele é internado com problemas pulmonares e cardíacos. Somos do interior e não temos condições de comprar comida. Quando eu soube disso aqui com uma enfermeira fiquei muito triste, pois nós que estamos acompanhando nossos familiares também sofremos com a situação e ainda não ter direito a comida? Um absurdo. Espero que o governador reveja isso, não é justo”, desabafa Maria de Lourdes, acompanhante de um paciente do interior.

De acordo com o Hospital de Urgência, não haverá a suspensão completa da alimentação dos acompanhantes, mas uma organização para que a legislação seja cumprida. O hospital informa, ainda, que o acompanhante que tiver direito, segundo a lei, continuará recebendo a alimentação. Já os outros casos serão analisados pelo setor de Serviço Social do hospital, a quem caberá analisar o fator social e decidir pelo fornecimento ou não da refeição para as pessoas que não estejam amparadas pelas normas da legislação.

O corte da alimentação não ficará restrito a acompanhantes, a medida alcançará também alguns servidores da unidade de saúde.





Fotos: SES/Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */