Hora News TV promove debate entre os quatro candidatos a reitor da UFS

Comprometido com a democracia institucional, o Hora News TV, canal de tv do Hora News no YouTube, realiza na próxima segunda-feira (27) um debate com os quatro candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foram convidados para o debate os quatro candidatos que inscreveram chapa e passaram pela homologação da consulta pública: David Soares, Vera Núbia, André Maurício e Denise Albano.

Mesmo não fazendo parte do estatuto da universidade, a consulta pública ocorre há 36 anos. Ela é composta por professores, estudantes, servidores e a população em geral e sempre foi respeitada pelos reitores anteriores. A consulta pública torna o processo de escolha do reitor mais democrático.

O atual reitor Angelo Antoniolli não inscreveu seu candidato por que no tempo da consulta estava em vigor a Medida Provisória 914, que permitia a eleição direta para reitor, mas numa proporção desigual em que professores teriam direito a 70% dos votos, estudantes 15% e servidores 15%, sendo que atualmente a regra estabelece igualdade para professores, estudantes e servidores, com cada categoria tendo direito a 1/3 dos votos.

Acreditando que a Medida Provisória seria votada e aprovada pelo Congresso Nacional, o reitor não colocou o candidato dele para a consulta pública. A MP das universidades caducou por que o Congresso não a incluiu na votação das duas casas legislativas, perdendo assim sua eficácia.

Porém, na semana passada o reitor convocou uma reunião online do Conselho Eleitoral Especial da UFS para eleger os candidatos a reitor e vice-reitor da instituição federal de ensino superior, desrespeitando a tradição da universidade de promover a consulta pública.

Após a reunião, os candidatos Valter Joviniano e Rosalvo Ferreira foram os mais votados para os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente. Os dois são os candidatos do reitor Angelo Antoniolli. O caso foi judicializado.

O debate com os quatro candidatos inscritos no prazo estabelecido começa às 19h e terá a mediação dos jornalistas Paulo Sousa e Rosalvo Nogueira.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */