Após a alteração no trânsito de várias ruas e avenidas de Aracaju, com a criação da faixa exclusiva de ônibus, o que tem gerado muitas críticas de motoristas, pelo fato de a mudança ter deixado o trânsito mais lento na capital, o publicitário Lúcio Flávio, líder da Marcha da Família, e o grupo Direita Sergipana, decidiram fazer um experimento social na Avenida Hermes Fontes, uma das vias mais questionadas por motoristas e pedestres. A proposta era avaliar quem chegaria primeiro ao destino: uma pessoa andando a pé ou outra pessoa em um veículo de passeio.
O teste foi feito por volta das 18h desta segunda-feira (14), partindo do trecho da saída da Avenida Enos Sadock de Sá, na esquina da antiga Casa do Estudante, até o Viaduto da Avenida Francisco Porto. Ambos os participantes, de carro e a pé, partiram do mesmo ponto, ao mesmo instante e rumo a mesma direção. Um mini trio esteve no local para informar à população acerca da realização do experimento, e um drone foi utilizado para registrar o congestionamento.
Ao longo do experimento, muitas pessoas que percebiam a ação se manifestaram buzinando e criticando os congestionamentos gerados pelos corredores.
“Gastei exatamente uma hora e cinco minutos da Praça da Bandeira até chegar no Luzia. Está muito pior que antes”, disse um senhor ao longo do percurso.
O resultado do teste, que foi transmitido ao vivo pelo Instagram, concluiu que a pessoa a pé faria o percurso em menos de 8 minutos, enquanto de carro ultrapassaria os 20 minutos para finalizar o trajeto.
“Testamos hoje uma obra que foi inaugurada às vésperas de uma eleição, e que somente agora, três anos depois foi posta em prática. Uma obra que, apesar de usar milhões do dinheiro público, conseguiu piorar o que já estava ruim. Nem mesmo a caríssima viagem, com diárias altíssimas, serviu para a Prefeitura entender de trânsito. Temos agora uma cidade pequena com trânsito caótico de uma cidade grande. É mais rápido andar a pé do que de carro”, explicou Lúcio Flávio, um dos organizadores do teste.
Foto: HN/Divulgação
Comente