Por determinação do governador Belivaldo Chagas (PSD), o Governo de Sergipe instalou um gabinete de crise para buscar soluções para os problemas causados pelos danos ambientais do óleo que chega ao litoral de Sergipe. O desastre ambiental causou o derramamento de óleo na costa nordestina, atingindo mais de 40 km de praias sergipanas.
O governo estadual reuniu neste sábado (5), na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade – Sedurbs, os órgãos Ibama, Marinha, Adema e Defesa Civil Estadual, além das Prefeituras de Aracaju e Barra dos Coqueiros, para instalação de um gabinete de crise, com objetivo de definir ações emergenciais em função dos últimos acontecimentos ambientais ocorridos no litoral sergipano, no que concerne ao aparecimento de substância oleosa, ainda de origem desconhecida.
Ficou deliberado na reunião que entre as providências a serem adotadas, o governo decretará situação de emergência na faixa litorânea dos municípios atingidos por derramamento de produto químico em ambiente marinho e recomendará a população a não utilizar as praias, bem como a não retirar, por conta própria, nenhuma substância, mesmo com o intuito de ajudar.
O Governo do Estado manterá a população informada à medida que novas ações forem adotadas. O governo informa ainda que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, telefonou para o governador Belivaldo Chagas informando que na próxima segunda-feira, 7, estará em Sergipe para sobrevoar as áreas atingidas e deliberar ações conjuntas para mitigar as consequências dos danos ambientais.
Senado
E por causa do desastre ambiental em praias sergipanas, e depois de conversar com o governador Belivaldo Chagas, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) enviou uma nota informando que formalizou um pedido de apoio federal urgente, inicialmente na seguinte forma:
1. Pedi providências urgentes ao ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, com quem me reunirei na próxima segunda (7), em Sergipe, para uma ação coordenada do governo federal, além da busca das causas do grave acidente.
2. Solicitei liberação de seguro-defeso emergencial para os pescadores sergipanos, que serão impedidos de trabalhar, inclusive por questões de saúde pública.
3. Acionei o Ministério Público Federal para as devidas providências legais.
4. Solicitei suporte ágil da Petrobrás para a limpeza da área atingida e redução de severos danos humanos e ambientais. Simultaneamente, acionamos uma empresa especializada no processo de contenção de danos e descontaminação.
5. Estarei acompanhando pessoalmente as ações do gabinete de crise do Governo do Estado e a agenda do ministro em Aracaju.
Com informações das Assessorias de Imprensa do Governo e do Senador
Fotos: Agência ASN
Comente