Gari morre ao ser atropelado por caçamba de lixo; cadê a fiscalização?

Uma tragédia aconteceu ontem (28) no Povoado Mulungu, município de Aquidabã. Um gari que fazia a coleta de lixo em um caminhão caçamba se desequilibrou ao tentar pegar uma sacola de lixo jogada por um colega de trabalho e acabou caindo debaixo do caminhão e sendo atropelado.

O trabalhador chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Santa Cecília, em Aquidabã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu assim que chegou ao hospital.

A Polícia Civil vai investigar o caso com base em depoimentos de colegas do gari e de moradores da localidade que presenciaram o atropelamento.

Fiscalização

A imprensa e a população têm cobrado maior fiscalização do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho em relação às péssimas condições de trabalho oferecidas aos garis pelas empresas de coleta de lixo.

Muitos garis, principalmente em cidades do interior do estado, trabalham sem luvas e nenhum tipo de proteção contra o mau cheiro provocado pelo lixo. Um verdadeiro descaso à saúde do trabalhador. Por ser um trabalho externo, é difícil acreditar que as autoridades não tenham conhecimento desse desrespeito à dignidade humana desses profissionais.

Até quando essas empresas de coleta de lixo vão continuar descumprindo os requisitos mínimos de segurança e proteção ao trabalhador? Eis a questão.



Pela Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */