Na semana em que se comemora o Dia do Assistente Social, a Frente Sergipana Pela Inserção do Assistente Social e do Psicólogo na Educação (FIASPE) ocupará a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe para explanar sobre a necessidade de regulamentação, por parte do Governo de Sergipe, da Lei Federal Nº 13.935/19, que prevê a inclusão de profissionais de Serviço Social e Psicologia na rede pública de educação.
Fruto do Requerimento 181/2021, de autoria do deputado estadual Iran Barbosa (PT), a atividade acontece nesta quinta-feira, dia 13, às 9h30. As palestras serão proferidas pela assistente social, membro da FIASPE e presidente da FETAM Sergipe, Itanamara Guedes, e pelo psicólogo e presidente do Conselho Regional de Psicologia, Naldson Melo Santos.
Para Itanamara Guedes, a iniciativa de ocupar a tribuna da casa do povo propicia a ampliação do debate sobre a necessidade de se cumprir a lei 13.935/2019.
“Este espaço potencializa o trabalho de articulação que vem sendo desenvolvido pela Frente desde a sua criação, em fevereiro deste ano, pois cria um canal de diálogo com os deputados estaduais, bem como permite que nós que fazemos a FIASPE possamos sensibilizar a população para os benefícios da inclusão dos assistentes sociais e psicólogos na rede pública de educação”, destaca Itanamara, reforçando que as exposições acontecem durante a sessão plenária e serão transmitidas ao vivo pela TV ALESE (canal aberto 5,2, Sky|Vivo 348.2 | IT TV 16) e também pelo canal da TV Alese no Youtube: youtube.com/tvalese.
Dia do Assistente Social
A palestra também marca a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado neste dia 15 de maio. A data remete ao dia em que, a profissão foi regulamentada no Brasil, em 1962. Em quase 60 anos, a categoria esteve presente nos principais momentos da história do país, e contribuiu para o avanço de direitos sociais e políticos.
“Neste 15 de maio, queremos homenagear os 180 mil assistentes sociais brasileiros, e 3 mil assistentes sociais sergipanos pelo empenho de, em meio a uma crise sanitária, econômica e social sem precedentes, continuam firmes no seu propósito de atuar para viabilizar acesso aos direitos sociais e às políticas públicas pela população, especialmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, destacou Itanamara.
Atuação no parlamento
Além de acompanhar, apoiar e defender a luta pela implementação da Lei Federal Nº 13.935/19, o mandato de Iran Barbosa integra a Frente Sergipana Pela Inserção do Assistente Social e do Psicólogo na Educação.
O parlamentar também apresentou e teve aprovada a Indicação Nº 105/2021, dirigida ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao secretário da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué Modesto, solicitando que, no mais breve espaço de tempo, o governo estadual garanta o cumprimento da Lei Federal Nº 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica de todo o país.
Por Débora Melo
Fotos: Divulgação
Comente