Igrejas da capital e interior celebraram na tarde desta Sexta-Feira Santa a Paixão de Cristo. Na catedral metropolitana a missa foi presidida pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa, já na Paróquia São Pedro Pescador, localizada no bairro Industrial a missa foi celebrada pelo padre Aelio.
Para os católicos, a Semana Santa é um período de penitência e sofrimento pela paixão e morte de Jesus Cristo. No ponto alto da celebração, os católicos beijam a cruz como demonstração de adoração, onde seguem um roteiro das 14 estações por onde Jesus passou desde o julgamento até a crucificação.
Jejum
Para muitos fiéis, o jejum nesse período é uma forma de renúncia para a remissão dos pecados. Segundo o turismólogo Ivo Dantas, celebrar a paixão e morte de cristo é também celebrar a morte dos nossos pecados para, como Jesus, ressuscitarmos para uma vida nova. “A prática do jejum, nos leva a mortificação do nosso corpo e a santificação da nossa alma. A abstinência de carne não é só um sentido de fé, mas também constrói a nossa humanidade até beneficiando a nossa saúde do corpo e espiritual”, afirma
A católica Michele Cordeiro Gois, sempre que pode, acompanha a missa da paixão de Cristo. “A Semana Santa é viver aquilo que é o sentido de Deus, que serviu e se doou por nós. O jejum é uma penitência que todo o cristão deveria viver”, diz a jovem.
Programação do Sábado
Catedral Metropolitana
Dia 7 (Sábado)
21h- Celebração da vigília pascal, logo após procissão do ressuscitado ( Celebrante: Dom Lessa)
Igreja São Judas Tadeu no Bairro América
Dia 7- (Sábado)
19h – Bênção do fogo na praça da Igreja. Em seguida, celebração da Vigília Pascal
Santuário Nossa Senhora Aparecida no Bugio
Dia 7- (Sábado)
20h- Vigília pascal
Paróquia Sagrado Coração de Jesus ( Grageru)
Dia 7- (Sábado)
19h- Vigília pascal (Concentração na escola Santa Maria)
Igreja São José
Dia 7 ( Sábado)
19h30- Celebração da vigília pascal
Fonte: Infonet
Comente