“Aracaju é o resultado do esforço dos Sergipanos”, foi com essa frase que o governador de Sergipe e ex-prefeito da capital, Marcelo Déda iniciou as comemorações pelos 157 anos de Aracaju. A programação festiva, que terá ao longo do dia shows e eventos esportivos, foi iniciada na manhã desse sábado, 17, com uma missa na Colina de Santo Antônio e em seguida, autoridades foram ao obelisco em homenagem a Inácio Barbosa depositar flores para o fundador da cidade.
A igreja lotada reuniu representantes dos poderes públicos estaduais e municipais, além de moradores da cidade e integrantes das forças armadas. A celebração ficou a cargo de Dom Henrique, que lembrou a importância que a capital tem para o Estado. “Capital vem do latim capitalis e tem a ver com liderança. Aracaju é uma cidade que nasceu capital e é uma referência para todos os outros municípios do Estado, o importante é lembrar que essa referência foi conseguida com trabalho e que esse trabalho não foi inciado e nem será finalizado por uma pessoa, somos todos elos de uma corrente”, reforçou o clérigo.
Durante a missa, o prefeito Edvaldo Nogueira fez um discurso no qual lembrou que esse é o último aniversário de Aracaju que ele comemora na condição de prefeito. O administrador ressaltou o apoio que teve durante o período em que comandou a prefeitura, mas ressaltou que ainda há o que ser feito.
“Em 157 anos Aracaju se tornou uma referência para o Brasil. Temos os melhores índices do Nordeste, há um bom tempo temos a cesta básica mais barata do país e somos a capital da qualidade de vida. Problemas existem, transtornos no trânsito, algumas questões pontuais, mas isso acontece em todas as cidades e não impede que sejamos um dos melhores locais para viver”, afirma o prefeito.
Homenagem a Inácio Barbosa
Após a celebração religiosa, algumas autoridades se dirigiram para a Praça Inácio Joaquim Barbosa, para prestar homenagens ao fundador da capital Sergipana. No local as bandeiras de Aracaju, do Mercosul, de Sergipe e do Brasil foram hasteadas e os chefes dos poderes executivos municipal e estadual passaram as tropas em revista.
Também foi depositada uma coroa de flores no obelisco que homenageia Inácio Barbosa. “É importante prestar homenagens às figuras do passado que tiveram um papel decisivo na construção de nossa história”, opina o deputado federal Rogério Carvalho.
Para a aracajuana Renata Torres, são momentos como o dia de hoje que reforçam o orgulho que ela tem de viver na capital. “É uma cidade muito boa, algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, mas dá orgulho ver minha capital crescendo e é gratificante poder homenagear aquele que idealizou tudo isso num tempo que aqui não existia cidade”, declarou a cidadã.
Por Caio Guimarães e Kátia Susanna
Fonte: Infonet
Comente