Fake News: “Pessoas não podem se esconder em perfis falsos para cometer crimes”, diz Maria do Carmo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) emitiu uma nota pública nesta quinta-feira (2) para esclarecer seu voto a favor do projeto de lei que visa combater as fake news, aprovado recentemente pelo Senado Federal.

A senadora salienta que votou favorável por considerar que notícias falsas divulgadas propositadamente em redes sociais, sem nenhuma regulamentação, destroem reputações e ameaçam a democracia.

“A desinformação ou a informação maldosa e agressiva, que macula imagem, gera desassossego e destrói reputação, representa uma ameaça à democracia. As pessoas não podem continuar se escondendo em perfis falsos para cometer crimes contra a honra e a moral de quem quer que seja”, diz a nota da senadora, defendendo o projeto de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania).

“A proposta do senador Alessandro Vieira, já aprovada no Senado e que está sob análise da Câmara dos Deputados, visa disciplinar o uso e a difusão de conteúdo na internet, utilizada por muitos como “terra sem lei”, onde sem rosto e sem nome, viralizam notícias mentirosas, induzindo milhões de pessoas a consumirem conteúdos falsos, comprometendo o pleno exercício da democracia”, conclui a nota enviada ao Hora News.

Confira a nota na íntegra.


Nota da senadora Maria do Carmo sobre voto a favor do PL das Fake News

Ameaça I

Ao votar favorável no chamado PL da Fake News, a senadora Maria do Carmo Alves disse que o fez com muita tranquilidade por considerar que a desinformação ou a informação maldosa e agressiva, que macula imagem, gera desassossego e destroi reputação, representa uma ameaça à democracia. No seu entender, as pessoas não podem continuar se escondendo em perfis falsos para cometer crimes contra a honra e a moral de quem quer que seja. De igual modo, não deve prevalecer o instituto da “notícia” irresponsável que leva milhões de brasileiros bem intencionados a sofrerem sérios danos.

Ameaça II

A senadora Maria do Carmo citou levantamento feito pela Avaaz, plataforma de mobilização online, segundo o qual os brasileiros são os que mais acreditam em Fake News. Os dados apontam que sete em cada dez brasileiros se informam pelas mídias sociais e 62% já acreditaram em alguma notícia falsa.  As mulheres, segundo o estudo, são as principais vítimas na disseminação de informações e notícias falsas nas redes sociais, e as informações foram apresentadas recentemente, durante audiência pública na Comissão de Defesa da Mulher da Câmara dos Deputados, que reuniu especialistas sobre o assunto.

Disciplina

Na avaliação da senadora por Sergipe, ao contrário do que alguns setores apregoam, a proposta do senador Alessandro Vieira, já aprovada no Senado e que está sob análise da Câmara dos Deputados, visa disciplinar o uso e a difusão de conteúdo na internet, utilizada por muitos como “terra sem lei”, onde sem rosto e sem nome, viralizam notícias mentirosas, induzindo milhões de pessoas a consumirem conteúdos falsos, comprometendo o pleno exercício da democracia, ao atacar de forma sorrateira o direito de acesso à informação qualificada e responsável. 





Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */