O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e os demais chefes dos executivos estaduais foram avaliados por uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto França de Pesquisas (IFP). A sondagem serviu para avaliar a aprovação e rejeição dos governadores dos estados brasileiros.
O ranking é o primeiro de uma série que o Instituto França fará ao longo dos quatro anos desse mandato e foi criado para informar a população sobre a avaliação do chefe do executivo de cada Estado.
Esse primeiro ranking teve como critério o somatório das avaliações positivas (ótima + boa) para alocar cada Estado no seu devido lugar. Como parâmetro, o setor de inteligência do IFP calculou a média geral, que representa a avaliação média dos 27 governadores do Brasil.
Em Sergipe, o governador Fábio Mitidieri obteve 44,9% de aprovação, que é a somatório das avaliações ótima e boa. Além desse percentual, 28,9% dos entrevistas avaliam o governador como regular, enquanto outros 26,2% o consideram ruim e péssimo. Sergipe ficou acima da média nacional: 43,1%.
O governador melhor avaliado é Wanderlei Barbosa, com 71,4% de aprovação, seguido por Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia. Já a pior avaliação é da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que soma apenas 15,1% de ótimo e bom. Em seguida aparecem os governadores do Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas.
Confira o resultado completo da pesquisa nacional.

Por Redação
Foto: PSD/Divulgação
Comente