Fábio Henrique propõe aumento de insalubridade em 50% para profissionais da Saúde

No Brasil, até o domingo (12), quase 7 mil profissionais de saúde – entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas – foram afastados do trabalho por apresentarem sintomas suspeitos da pandemia do coronavírus. Dos que fizeram o teste, pelo menos 1.400 estavam infectados e 18 deles morreram de Covid-19.

Os profissionais de saúde são a linha de frente no tratamento das pessoas que são contaminadas e precisam de um reconhecimento. Por isso, o deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE) apresentou o Projeto de Lei 1752/2020, para instituir o adicional de insalubridade de 50% para todos os profissionais que exerçam atividade em hospitais e clínicas médicas durante o período da pandemia.

“Essa é uma forma de dizer muito obrigado e de incentivarmos esses pais e mães de família, que estão salvando vidas, deixando momentaneamente suas famílias pelo cuidado ao próximo, e muitos até sendo contaminados”, afirma Fábio Henrique.

A gratificação de insalubridade é um benefício que já consta para os profissionais da Saúde, porque estão em constante contato com agentes químicos e biológicos, e tem em geral um percentual de 20% de gratificação.

O deputado Fábio Henrique argumentou que os profissionais da Saúde estão extremamente expostos ao coronavírus.

“Apesar das recomendações de isolamento social, assistimos ao aumento exponencial dos casos de contaminação. É necessário um verdadeiro exército de trabalhadores para atender a esta demanda que tende a crescer ainda mais, pois as projeções são assustadoras. Ocorre que o exercício de trabalho nas condições impostas pelo novo Coronavírus está muito além das condições de insalubridade que já conhecemos”, detalha o pedetista.



Por Henrique Matos
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */