Fortalecer a agricultura sergipana, ampliar os laços de diálogo com cooperativas, associações e com o homem e a mulher do campo para estimular a produção, efetivar políticas públicas de avanço para o agro sergipano, promover assistência técnica e programas de extensão rural. Essas são algumas das propostas do governo de Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral, reafirmadas durante encontro com representantes de colônias de pescadores, cooperativas de agricultura familiar, cooperativas de fomento rural, entidades sindicais e federações ligadas ao segmento da agricultura, cultura e serviços de diversos municípios sergipanos.
“Construímos nosso plano de Governo ouvindo as pessoas, cooperativas, associações e federações, e fizemos questão de incluir as propostas porque sabemos da importância de fortalecer a agricultura, a economia solidária e a cultura. Eu e Zezinho sempre tivemos diálogo com todos. Assumimos o compromisso com a pauta do agro. Vamos resolver o problema da falta de água em Sergipe e estabelecer metas para fortalecer a produção e proporcionar o escoamento dos produtos, abrindo todas as oportunidades aos produtores”, afirmou Fábio.
Dentre diversas ações mencionadas e que constam no plano de governo, Fábio também destacou o empenho do seu governo para fortalecer a Emdagro, a Cohidro e aprimorar a produção na bacia leiteira de Sergipe.
“A Emdagro é essencial para o fortalecimento da citricultura. É preciso voltar a investir em tecnologia para ter a agricultura e pecuária fortes. Queremos transformar a Cohidro em agente de desenvolvimento. Vamos potencializar o pequeno produtor de queijo e laticínios para torná-lo grande. As queijarias precisam de investimento e faremos com que o Banese abra linhas de crédito para que o produtor invista e produza. Será um banco de fortalecimento do pequeno produtor”, sinalizou.
O candidato a vice-governador Zezinho Sobral foi lembrado pelo trabalho realizado na Assembleia Legislativa à frente de ações voltadas ao agro. Dentre os inúmeros projetos aprovados e defesas exitosas estão a Lei das Queijarias, Lei das Casas de Farinha, Lei de Licenciamento Ambiental para Carcinicultura, Lei que identifica água mineral e água de sais, Lei de Licenciamento Ambiental para atividade agrosilvopastoris, Lei que inclui Leite de Cabra na Merenda Escolar da Rede Estadual.
Zezinho Sobral também vem defendendo a abertura do Terminal Pesqueiro, fez indicações para rede de abastecimento de água no interior (principalmente na zona rural), ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, defesa para redução e prorrogação da alíquota de 2% do ICMS do milho em grãos em Sergipe, defesa para a implantação do Zoneamento Econômico-Ecológico Costeiro do Litoral Sul de Sergipe, correção do licenciamento ambiental para atividades agrosilvopastoris, envio de emendas impositivas para municípios sergipanos.
“A agricultura familiar representa um número significativo da economia do estado, gera emprego e renda, torna nosso estado competitivo. Eu e Fabio conversamos bastante sobre as políticas públicas que serão implementadas para fortalecer o homem e a mulher do campo. É fundamental sempre ouvir os produtores rurais, as opções, as possibilidades de apoio, de integração das políticas públicas. O trabalhador e a trabalhadora do campo estiveram e sempre estão sol a sol produzindo, transportando e levando comida à mesa de quem está na cidade. Palavra dada é palavra cumprida”, reforçou Zezinho Sobral.
Para Ivan Sobral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe e do Sistema Senar (Faese/Senar), Fábio e Zezinho estão preparados para cuidar de Sergipe.
“Estou muito feliz e confortável porque estamos apoiando pessoas comprometidas com nosso estado. Ficamos felizes em ver que no plano de Governo estão as nossas demandas solicitadas ao longo de muito diálogo. Fábio e Zezinho estão preparados para assumir o estado de Sergipe e cuidar dos sergipanos que vivem do agro. Não tenho dúvidas que eles terão sempre as portas abertas para intermediar o diálogo entre a Federação, cooperativas, produtores”, destacou Ivan Sobral.
Dentre os compromissos do plano de governo de Fábio e Zezinho estão a criação do Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe (PRODAI), com política focada no fomento e na atração de empresas de beneficiamento e estímulo ao fortalecimento das cooperativas agrícolas e benefícios específicos para empreendimentos que contribuam com o aperfeiçoamento e profissionalização do agro sergipano; investimentos para o fortalecimento e na ampliação da cadeia industrial de citros, milho, leite e coco.
Além disso, Fábio e Zezinho querem incentivar e apoiar os produtores rurais na aquisição de tecnologias de captação e armazenamento de água (poços artesianos, barragens, canais e perímetros irrigados, cisternas) e sistemas de irrigação; implementar linhas de crédito pelo Banese (CrediAgro e CrediAgro Familiar), para aquisição de equipamentos e insumos para as empresas e produtores rurais autônomos, ajudando o agro sergipano a se tornar mais produtivo e competitivo; regulamentar a produção de mudas, em conjunto com os produtores e os órgãos do setor, e ampliar o programa de aquisição de mudas para os viveiristas; operacionalizar a Unidade de Produção de Inimigos Naturais (UPIN), do SergipeTec, e oferecer apoio técnico aos produtores , e muito mais.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comente