Alegando abandono e discriminação, ex-prefeito Laércio Passos anuncia desfiliação do PT

O ex-prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos (PT), anunciou nesta quarta-feira (4), em entrevista exclusiva aos jornalistas Paulo Sousa e Bruno Balbino, no Programa Informe Cidade, na Rádio Cidade FM, que estará deixando o partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-prefeito demonstrou decepção com o partido quando dois vereadores eleitos foram cassados por que o PT em Rosário não respeitou a cota de gênero nas eleições de 2020. De acordo com Laércio Passos, o partido não deu a mínima atenção aos vereadores cassados. Ainda segundo ele, suas contas por pouco não foram reprovadas pela desorganização da legenda.

“Eu me filiei ao partido em 2020, fui candidato a prefeito, perdi as eleições, fiquei em segundo lugar, na época elegemos dois vereadores, a vereadora Amélia, e o vereador Dunga, no qual logo em seguida perderam os mandatos por conta da cota de gênero, que uma das candidatas teve zero voto. Então, já era o início da desorganização do partido. E perdemos dois vereadores, e os dois não tiveram um telefonema da jurídico do partido estadual, não teve um apoio, uma solidariedade, uma menção de apoio, de oferecer um jurídico para acompanhar. Nem antes e nem depois que foram cassados. E depois eu tive dor de cabeça para aprovar minhas contas, por que a contadora do partido não fez a documentação por que dizia que o partido estava em débito com ela. Eu procurei resolver a minha parte, paguei do meu bolso, contribui com o fundo partidário para puder pagar a contadora para ela concluir. Sabe quando vieram aprovar minhas contas? Agora, há 60 dias atrás, quase quatro anos depois, se não aprovassem eu ficava inelegível”, desabafa o ex-prefeito.

Demonstrando o desinteresse pela permanência de Laércio Passos no partido, o Diretório Municipal ignorou a filiação de lideranças indicadas pelo ex-prefeito.

“Agora vai ter eleição do partido, eu sou filiado, o vereador mais votado, que é Dunga de Siririzinho, é filiado, os vereadores que estavam desejando se filiar ao partido, como Lió, Dunga e Helhinho, entre outros, ou seja, para fortalecer o partido, e a gente não tem direito de participar do Diretório, por que o Diretório Municipal é quem comanda. Então, eles não entendem que a gente deve ter esse espaço. A estadual me disse que iria tomar as providências, que a gente ia participar, só que a lista dos filiados do estado é uma, a do município é outra, a do cartório é outra. É uma total desorganização que você não sabe a quem ouvir ou seguir, e quem realmente manda”, critica.

O ex-prefeito Laércio Passos, que governou o município de Rosário do Catete por quatro mandatos, diz que está sendo discriminado pelo partido.

“Acho que isso tem muito sim. Sem dúvida, discriminação. O Diretório tem outro pensamento. No início do ano, há uns seis meses atrás, eu promovi uma reunião na casa de uma pessoa que é membro do partido para a gente debater, conversar, que isso faz parte do estatuto do partido. E boicotaram essa reunião para não ir, inclusive retaliaram, e quem foi, expulsaram do Diretório. Agora, com essa eleição no dia 8, também fizeram a mesma coisa, ou seja, pessoas que nós filiamos foram rejeitadas para não ter direito a voto. Então, está claro, não querem eu no partido, a minha presença não é bem vinda ao partido”, afirma Laércio.

Com o anúncio da desfiliação de Laércio Passos do PT, vários partidos já manifestaram interesse em ter o ex-prefeito de Rosário em quadro de filiados, a exemplo do Republicanos, PSD e União Brasil.

“Partido não falta para convidar um grupo que tem ex-prefeito, ex-vereadores, ou seja, que tem uma chapa competitiva. Já recebi alguns convites, como o PR, que é o Republicanos do deputado Gustinho, e ai tem outros partidos que a gente ainda está conversando, mas tem outros partidos grandes que tem interesse e que a gente vai conversar. Veja bem, André Moura me convidou para a gente conversar, mas não me disse que era para se filiar ao União Brasil, mas me convidou para a gente ter uma conversa essa semana. Vou olhar qual o melhor projeto para o meu agrupamento para ver qual vai oferecer a melhor condição. A gente tem que pensar nisso, pensar no grupo, pensar em tudo. Eu não posso agir pela emoção, tenho que agir pela razão. Esperar qual partido vai oferecer a melhor estrutura para ver em qual melhor a gente se encaixa”, conclui.

Além de Gustinho Ribeiro (Republicanos) e André Moura (União Brasil), uma liderança do PSD, legenda do governador Fábio Mitidieri, também convidou Laércio Passos para se filiar ao partido.

Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */