Ex-ministro diz que CPI da Toga é ativismo político; população pensa diferente

A Coluna Painel da Folha de S. Paulo deste sábado traz uma declaração do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Velloso, que repudia a proposta de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), chamada de CPI Lava Toga, que investigará os tribunais superiores no Senado Federal.

Segundo o ex-ministro, a CPI é inconstitucional por interferir na separação dos poderes. De acordo com ele, trata-se de um ativismo político por parte do senador sergipano Alessandro Vieira (PPS), autor da propositura.

O pedido reflete ativismo legislativo e ofensa à separação de Poderes. Caberá ao STF repelir a violência à Constituição”, afirma.

No entanto, a maioria da população brasileira aprova a medida encabeçada pelo senador. Na imprensa e nas redes sociais são milhares de pessoas de todas as classes sociais, raças e etnias, se posicionando favorável à CPI.

“Nosso objetivo é abrir a caixa-preta deste Poder que segue intocado, o único que segue intocado na esfera da democracia brasileira. E só existe democracia quando a transparência chega a todos os lugares. A democracia não pode ser seletiva”, observa Alessandro. 

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */