Nos últimos meses foram inúmeros burburinhos acerca de uma possível saída do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do quadro de filiados do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O próprio gestor chegou a insinuar em seu twitter e em alguns discursos a possibilidade desse desligamento, alegando o seu afastamento ideológico da atual sigla partidária.
Ao que parece, a saída de Nogueira do Partido Comunista se torna inevitável. Pensamentos divergentes, dificuldades devido a cláusulas de barreiras e as contradições no pensamento ideológico têm tido uma atenuação maior a medida que o tempo passa.
Bom, de uma coisa temos certeza, 2020 está chegando e o gestor precisa apressar os passos para garantir apoio necessário para a sua reeleição, outro fato que vai exigir de Edvaldo um trabalho intenso e reflexão. Alguns aliados já demonstram nitidamente um afastamento, a exemplo da ex-vice-prefeita da capital, Eliane Aquino, que defendeu publicamente a candidatura própria do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla a qual é filiada, à Prefeitura de Aracaju. Pois bem, e os outros aliados? Nos bastidores da política aracajuana se fala em cozimento do prefeito por alguns aliados, a exemplo do PSD, partido liderado em Sergipe pelo então deputado federal Fábio Mitidieri e atual aliado de Nogueira.
E agora José? Como será o fechamento dessa trama política aracajuana? Talvez Nelson Rodrigues escrevesse “A vida como ela é nos bastidores da política aracajuana”, porque não “sergipana”. O Estado fica atento no desenrolar das conversas para o próximo ano na capital, afinal 2022 passa por 2020!
Dois partidos foram citados por Edvaldo como propensas siglas a receber sua filiação: PDT e PSB. De acordo com o atual comunista, ele tem uma simpatia nacional com esses dois partidos, porém, pela realidade local descarta o segundo…
O que esperaria Edvaldo no PSB?
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é liderado em Sergipe pelo ex-senador Antônio Carlos Valadares. A sigla faz oposição a atual gestão de Aracaju, comandada por Edvaldo Nogueira. O principal nome do partido e que tem capitalizado essa oposição à gestão do comunista é o deputado federal Valadares Filho. Então, como ficaria caso Nogueira passasse a ser filiado ao partido? Seriam aliados? Os Valadares abandonariam a sigla?
Várias especulações surgiram após o pleito eleitoral do ano passado, depois do resultado da vitória esmagadora do governador Belivaldo Chagas, derrotando a oposição liderada no segundo turno por Valadares Filho. Dentre as teorias, estavam a tomada do PSB das mãos dos Valadares, devido a derrota eleitoral e, para alguns analistas, a perda de lideranças e representatividade no âmbito nacional e em Sergipe. A possível vinda de Nogueira seria uma resposta do PSB nacional? Embora o próprio prefeito descarta essa possibilidade, quando destaca a conjuntura local.
PT tem candidato em Aracaju no pleito de 2020?
Um nome tem ganhado força e adeptos na defesa pela candidatura majoritária em 2020 na capital sergipana, é o da atual vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino. A viúva tem recebido apoio de algumas lideranças do seu partido, a exemplo da ex-deputada estadual Ana Lúcia, que chegou a defender o nome da companheira petista para a disputa de 2020.
Prefeito Maguila sertanejo
O prefeito do Município de Canindé de São Francisco, localizado no Sertão do Estado, Ednaldo Vieira Barros, conhecido popularmente como Ednaldo da Farmácia, esteve envolvido em uma confusão na noite do último sábado, 15. O gestor partiu para cima do radialista Tony Britto e deu dois socos no comunicador, o fato ganhou repercussão na mídia sergipana e deixou a sociedade canindeense espantada com a capacidade de violência do chefe do executivo.
A confusão teve início após o comunicador ter dito que a gestão de Ednaldo tinha superado a do ex-prefeito Heleno Silva em desmonte do município. Foi aí, segundo testemunhas, que o prefeito foi para cima do locutor e desferiu os socos. Logo após, a família do comunicador teve que trancar ele em um quarto, pois, Ednaldo estava a busca dele para continuar a agressão.
Na segunda feira o radialista saiu com uma nota falando sobre o fato, e em seguida, em entrevista a um portal da região, o prefeito afirmou não estar arrependido e que faria mais.
Canindé: CPI aprovada e comissão formada
Na noite da última terça feira, 18, os vereadores do município de Canindé de São Francisco aprovaram, por unanimidade dos presentes, já que dos 11 parlamentares, dois não compareceram ao plenário, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias protocoladas na casa pelo cidadão Edmilson Balbino Santos Filho. O presságio foi protocolado na casa legislativa do município na manhã da segunda feira, 17.
Com a aceitação da denúncia pelos camaristas, foi realizado o sorteio para formação da comissão, que foi composta pelos vereadores: Joselildo Almeida do Nascimento (Pank) – Presidente, Jose Gomes da Silva Filho (Zé Gomes) – Relator, e Adriano de Santana Feitoza (Adriano de Bomfim) – membro. A comissão deverá apurar o teor das acusações e apresentar um relatório para ser colocado para apreciação e votação do plenário da casa. Com isso, existe uma boa possibilidade de afastamento do atual gestor do município, Ednaldo Vieira Barros.
De acordo com interlocutores do município, os dois vereadores que não compareceram à sessão, Ronildo Bezerra e Dr. Marcelo Guedes, são aliados do prefeito, por essa razão optaram por não se fazerem presente no plenário.
Glória: liderança que vem das bases
O pai da vereadora e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, Vaneide de Nivaldo da Feirinha, tem demonstrado ser uma forte liderança no município a ponto de alguns munícipes defenderem o nome da parlamentar para concorrer na chapa majoritária ao lado do ex-prefeito Serginho, em 2020.
Nivaldo exerce uma liderança presente e atuante na atenuação das necessidades do povo gloriense, sempre presente nas comunidades rurais ouvindo os anseios do povo.
Bruno Balbino é graduado em Jornalismo e colunista colaborador do Hora News.
Leia também:
Diálogos para 2020 e um possível rompimento
Comente