Enquanto a CPI das Americanas não responsabilizou ninguém, a CPI da Braskem resultou em 20 indiciamentos! Eis a diferença na qualidade e na seriedade entre Rogério Carvalho e Gustinho Ribeiro

Os dois são lagartenses, os dois foram votados pelo povo sergipano e os dois foram protagonistas em duas CPIs neste ano da graça de 24. AnderSonsBlog tá falando do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) e do senador Rogério Carvalho (PT).

E enquanto Gustinho foi responsável por uma das páginas mais vergonhosas da história política de nosso estado, Rogério deu um exemplo de grandiosidade na vida pública.

Sim, o deputado federal envergonhou Sergipe ao presidir a CPI das Americanas, que investigou um rombo de R$ 40 bilhões no mercado financeiro nacional. Inclusive, por conta da ‘traquinagem’ fiscal de nomes de peso que comandavam as Americanas, muita gente quebrou e perdeu muita grana em investimentos. Mas, na CPI das Americanas, como num ‘mundo encantado’, ninguém foi sequer citado, que dirá indiciado. Ou seja: na CPI comandada por Gustinho Ribeiro, o crime compensou.

Já na CPI relatada pelo senador, o bicho literalmente pegou, com nada menos do que 20 indiciamentos, responsabilizando empresas, diretores, engenheiros, empresas terceirizadas e o peste toda de gente que, para garantir seus lucros, simplesmente ignoraram bairros inteiros em Maceió, capital das Alagoas. E a partir do relatório da CPI das Braskem, muito provavelmente vai ter gente vendo o sol nascer quadrado a partir do ano que vem, além da aplicação de multas vultosas para minimamente compensar a gente sofrida que morava nesses bairros da linda Maceió e que perderam suas casas pela cepa.

Agora, leitor e leitora, pra não passar a impressão de que a casa aqui pega no pé de Gustinho gratuitamente e nem que doura a pílula a favor de Rogério, vale destacar o seguinte: as lojas Americanas são uma gigante do varejo nacional, certo? Tem gente poderosa por detrás, certo? Então, o arrego de Gustinho no resultado final da CPI que ele comandou, embora não seja justificável sob nenhuma hipótese, pode ser entendido por duas óticas: ou a CPI medrou diante do poderio econômico, ou foi ‘seduzida’ por esse mesmo poder, se é que você, leitor e leitora, me entende, né?

Já a Braskem é uma indústria petroquímica internacional, criada em 02, tem suas ações nas bolsas de valores do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha e é infinitamente maior e mais poderosa do que as Americanas, gerando mais empregos, mais arrecadação e tendo investidores poderosíssimos em todo o planeta, uma vez que ela atende clientes em 70 países do mundo. Só que nem esse poder todo fez Rogério Carvalho recuar um milímetro sequer na busca dos culpados pelo maior crime ambiental em área urbana do Brasil e um dos maiores do mundo. Ou seja: a CPI da Braskem teve um relatório corajoso feito por Rogério e que já dá os primeiros sinais de soluções realmente efetivas.

E porque AnderSonsBlog faz essa comparação? Simples demais: 26 tá batendo na porta e, com ele, muita gente baterá na porta das pessoas pedindo voto. E é por isso que é preciso mostrar as diferenças entre quem só fala e nada faz, de quem fala, faz e defende a população de verdade. Simples assim! Abramos os olhos, portanto, minhas gentes!


Anderson Christian é graduado em Jornalismo, editor-chefe do Blog AnderSonsBlog e ex-secretário de Comunicação das Prefeituras de Itabaiana, Lagarto e Estância.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */