Um enorme navio de petróleo com capacidade para dois milhões de barris de petróleo explodiu na costa da Nigéria. Imagens dramáticas mostram o fogo engolindo o Trinity Spirit e espessas nuvens de fumaça saindo do navio afundando no campo de petróleo de Ukpokiti, perto do delta do rio Níger.
O navio, um flutuante de produção, armazenamento e descarga, tinha uma tripulação de 10 pessoas a bordo. Não houve relatos de quaisquer membros da tripulação sendo encontrados.
O mistério envolve a causa da explosão na nave de armazenamento, que é de propriedade da Shebah Exploration & Production Company Ltd (SEPCOL) – uma empresa em liquidação.
Ainda não está claro quanto óleo, se houver, foi derramado no incêndio.
O presidente-executivo da empresa, Ikemefuna Okafor, disse que as investigações estão em andamento para estabelecer a causa da explosão, que aconteceu na madrugada de quarta-feira.
Tentativas de conter a situação estavam sendo feitas com a ajuda de comunidades locais e da Chevron, que tem uma instalação próxima.
“Neste momento, não há mortes relatadas, mas podemos confirmar que havia 10 tripulantes a bordo do navio antes do incidente e estamos priorizando as investigações em relação à sua segurança”, disse Okafor.
Embora a Nigéria seja o maior produtor de petróleo bruto da África, os custos de produção são altos devido a acidentes frequentes e insegurança.
Militantes atacaram frequentemente instalações petrolíferas no passado e piratas nigerianos estão ativos em toda a região do Golfo da Guiné.
Não está claro quanto óleo foi derramado após a explosão desta semana, mas jornalistas alertaram que o país pode estar enfrentando seu segundo desastre ambiental em três meses.
Em novembro, uma cabeça de poço começou a despejar 20.000 barris de petróleo por dia nas vias navegáveis de Nembe, no estado de Bayelsa, na Nigéria.
O vazamento catastrófico só ocorreu semanas depois, com o governo nigeriano declarando as consequências do desastre sendo ‘como Hiroshima’.
Fonte: Daily Mail
Foto: Facebook/Kingsley Mark
Comente