Empreendedores sergipanos se reinventam na pandemia utilizando as mídias sociais

A pandemia do novo coronavírus vem causando diversos estragos na economia mundial, não sendo diferente aqui no Brasil. O faturamento caiu para a maioria das empresas e o desemprego aumentou ainda mais, quando sinalizava uma pequena melhora antes de tudo começar. Aqui em Sergipe, a história se repete, mas há também bons exemplos de empreendedores que estão se reinventando para que o prejuízo não seja maior.

Será contada aqui, uma breve história de três empreendedores sergipanos que estão usando as mídias sociais para driblar a crise e encontrar uma luz. André Menezes, Ingrid Pacheco e Diego Sansi viram nas redes sociais a oportunidade para vender seus produtos e manter o negócio de pé.

André Menezes é gastrólogo, tem uma empresa de comida natural e trabalha também como personal chef. Com a pandemia, uma boa parte do seu faturamento caiu porque não há como prestar seus serviços pessoalmente, já que suas cerimônias costumam ser para públicos grandes.

“Faço almoços e jantares para casamentos, festas e eventos. Esse ano mesmo, eu já tinha compromisso com o pessoal da Unit, mas com a pandemia, não teve como realizar, pois o correto é evitar aglomerações. Nesse momento, o foco está 100% na Naturally, minha empresa de comidas naturais que já atuava no modo delivery antes mesmo dessa crise”, conta André.

As estratégias precisaram ser novamente traçadas e a Naturally passou a atender de domingo a domingo. Os cardápios semanais receberam mais investimentos nos impulsionamentos, e o uso do Whatsapp contribuiu também para a divulgação.

“No feriado de 1º de maio, que era uma sexta-feira, resolvi mandar para minha lista de transmissão um post que eu já havia colocado no Instagram, que dizia que estaríamos funcionando. Recebi sete pedidos só daquele envio”, relembra.

Já Ingrid Pacheco abriu seu estabelecimento em meio à pandemia. Essa atitude ousada veio com uma dose de visão. Ela enxergou uma oportunidade na crise e inaugurou recentemente A Frutaria, um delivery de hortifrúti, frutas e produtos naturais. Com menos de 1 mês, a marca já tem mais de 1000 seguidores e vários elogios nos comentários.

“Prezo muito pela qualidade dos produtos e pelo atendimento. O consumidor aracajuano sempre se queixa do atendimento nos estabelecimentos em geral, e aqui busco fazer diferente. Aliando esses dois pilares, a chance de fidelização aumenta muito”, afirma Ingrid.

Diariamente, A Frutaria divulga seus produtos e suas ofertas nas mídias sociais, e a busca tem sido frequente.

“Eu impulsiono as publicações que julgo terem mais retorno e a procura tem sido boa. Muita gente manda mensagem inbox ou direto no Whatsapp. Tenho já uma lista pronta com os produtos e valores e envio assim que o cliente solicita”, conclui.

Com Diego Sansi, que é fotógrafo autônomo e diretor de arte na Agência Innuve, não foi diferente, e ele precisou se reinventar quando parecia impossível. Como a solicitação de novos ensaios caiu drasticamente por causa da pandemia, ele pensou rápido e surpreendeu: realizou ensaios fotográficos à distância! Como é possível?

“Através de uma chamada de vídeo via FaceTime, um recurso do iPhone, com a ajuda da pessoa que está sendo fotografada, consigo controlar o ângulo e a iluminação, dirijo as poses e capturo aqui do meu celular”, explica Diego.

Em suas redes sociais, ele divulga o resultado do trabalho e já projeta novos contatos após a pandemia.

“Mesmo nessa situação, não deixo de postar o meu trabalho nas mídias sociais. A procura existe e as mídias sociais são canais importantes nesse processo”, conclui.

Esses são três belos exemplos que inspiram quando parece não haver uma luz no fim do túnel. Se reinventar faz parte do processo, mas a pandemia acabou por acelerar tudo. É com essa visão que muitos empreendedores superam momentos difíceis e vencem a crise!

Caso precise dos serviços deles ou queira apenas conhecer, siga-os no Instagram @naturallyaju, @afrutariadelivery e @diegosansifotografias. Vale muito a pena!


Thiago Jacaúna é gestor de Mídias Sociais.
Facebook e Instagram: thiagojacauna.midiassociais.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */