Candidato ao governo de Sergipe garantiu que os profissionais da Educação serão os primeiros a serem atendidos.
À convite do SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe, o candidato ao Governo de Sergipe Alessandro Vieira (PSDB) assinou nesta quinta-feira (25) a Carta Compromisso pelo Direito à Educação e efetiva valorização dos profissionais do magistério público. Alessandro garantiu o compromisso político com a gestão democrática do ensino e com a educação de qualidade, e afirmou que a categoria será a primeira a ser atendida pelo novo governo.
“A educação sergipana tem sido totalmente negligenciada pelas últimas gestões estaduais. Há 15 anos, nosso estado não atinge a meta de ensino do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso é reflexo do pouco investimento na melhoria da estrutura física das escolas, e de seus equipamentos, seja de inovação pedagógica ou de gestão do Sistema Estadual de Ensino. A atual gestão atrasa pagamentos de fornecedores, atrasa repasses aos municípios, como no caso do transporte escolar. É lamentável. Temos bons profissionais, aguerridos e dedicados, mas o governo não entrega para esses profissionais gestão e planejamento, pelo contrário, Belivaldo destruiu a carreira do magistério, que foi totalmente desmontada. Educação precisa de investimento, bom planejamento e boa gestão. Reforço aqui meu compromisso com a Educação sergipana, que será prioridade já no início do nosso governo”, assegura Alessandro Vieira.
A Carta Compromisso apresentada elenca questões fundamentais para garantir educação de qualidade para os estudantes sergipanos, dentre elas: assegurar o acesso universal à educação e ao ensino público de qualidade, priorização da política de restauração da carreira dos professores, atualização do Piso Salarial do Magistério, e garantia da gestão democrática do ensino na rede estadual e das políticas educacionais de Sergipe.
O presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos ressaltou a importância da educação pública, agradeceu o compromisso firmado e disponibilidade de Alessandro para dialogar. “Esperamos que quem ganhar a eleição possa implementar essas questões e possa de fato ter uma relação de diálogo, para a gente construir uma outra educação para nosso estado. A atual política educacional sergipana é muito fechada, por isso uma das medidas que estamos solicitando nesta Carta Compromisso é a possibilidade de revogar medidas até consideradas ilegais perante a lei. Hoje o secretário governa por portaria, atropelando a própria legislação educacional, e causa muita revolta no magistério e educadores. Não faz sentido. Nesse governo Belivaldo, nós do SINTESE não fomos recebidos uma única vez pelo governador, apenas pelo secretário. Isso é lamentável, porque demonstra a falta de capacidade de diálogo”, afirma Roberto.
O candidato ao governo Alessandro Vieira destacou que vários pontos colocados pelo SINTESE estão alinhados com suas propostas para a Educação, outros pontos demandarão aprofundamento e diálogo com a categoria ao longo do governo. “Educação é um ponto chave da revolução que vamos trazer para Sergipe. Educação pública de qualidade é a única chave para uma evolução como sociedade, não existe nenhum caminho viável a médio e curto prazo. E para a construção desse novo futuro, o primeiro passo é o diálogo com os profissionais da educação e a comunidade escolar, estudantes, famílias. Fico satisfeito com o alinhamento que temos com o SINTESE e com a possibilidade de, a partir de janeiro, fazer um trabalho sério pela Educação de Sergipe”, aponta Alessandro.
Plano de Governo
Em seu plano de governo, Alessandro Vieira faz um diagnóstico da atual situação da educação sergipana, e ressalta que trabalhará arduamente para reverter esse quadro. Dentre seus compromissos com a Educação estão: Reestruturar e fortalecer as escolas em tempo integral, garantindo 90% das escolas da rede estadual nesta modalidade, dos atuais 40%; Implementar efetivamente o modelo do novo ensino médio, com ampla oferta dos itinerários formativos em ciências da natureza, humanas, linguagens, matemática e formação técnica e profissional; Criar, no primeiro ano, um programa de apoio pedagógico aos professores, por meio do Portal Ensina Sergipe; Implantar, ao longo do primeiro semestre de gestão, um sistema de gestão por resultados em toda a rede estadual de ensino, com monitoramento e pactuação de metas por escola, focado na melhoria da aprendizagem; Valorizar os professores, através da reestruturação da carreira do magistério Ampliar e melhorar o Programa de Alimentação Escolar, criando o Conselho de Fiscalização da Merenda Escolar; Ampliar a cobertura de creches; Criar a Poupança Ensino Médio: auxílio estudantil aos alunos com dificuldade de permanecer na escola devido a sua condição financeira.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comente