Em meio a pandemia e crise econômica, SINDIJOR garante reajuste salarial e manutenção das cláusulas sociais dos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, fechou a Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas-Jornalismo (CCTJ) deste ano, após meses de intensa negociação coletiva com a classe patronal.

Além da pandemia de coronavírus e da crise econômica que dificultaram as negociações, outros fatores também atrapalharam a antecipação do acordo, entre eles, as alterações no sistema de negociações imposto pelo Ministério da Economia, que impossibilitaram a mediação junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe nos primeiros meses após a data base da classe jornalística, que é 1º de maio.

Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia e pela situação econômica nacional, o SINDIJOR conseguiu garantir reajuste salarial para a categoria e manter todos os direitos conquistados anteriormente.

“Ficou acordado reajuste salarial linear de 1,2% a partir de 1° de janeiro de 2021, sem retroatividade a data base, porém, mantidas todas as cláusulas da CCTJ anterior. Ou seja, os jornalistas terão reajuste salarial e a preservação de todos os demais direitos e benefícios das Convenções Trabalhistas anteriores”, explica Edmilson Brito, presidente do SINDIJOR.

“Consideramos um ganho importante para os trabalhadores do Jornalismo, pois enquanto outras categorias não tiveram nenhum aumento, mas perdas de conquistas, nós mantivemos as conquistas anteriores e garantimos ainda um percentual de reajuste no salário”, comemora.

Com a assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho, o SINDIJOR se soma aos poucos sindicatos no Brasil que conseguiram, neste momento de crise sanitária e econômica, reajuste salarial e a preservação de todos os direitos da categoria garantidos na Convenção Coletiva do ano passado.



Fonte: SINDIJOR
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */