Edvaldo Nogueira ignora crise da classe trabalhadora e autoriza reajuste da tarifa de ônibus em 12,5%

Ignorando a crise que passam os trabalhadores e o momento de dificuldade em que o país atravessa, com aumento abusivo dos combustíveis e, consequentemente, da cesta básica, provocando um inflação na casa dos dois dígitos, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) autorizou um reajuste de 12,5% na tarifa do transporte público municipal, que entrou em vigor neste domingo (15).

Com o aumento da tarifa de ônibus na capital sergipana e região metropolitana, o valor da passagem do transporte público passa a custar R$ 4,50, uma das mais caras do Brasil.

Na avaliação do prefeito, o reajuste se faz necessário mediante os sucessivos aumentos no valor do diesel, que chegou a 47% somente neste ano, além da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que chegou a 12,13%. O gestor municipal também atribui o reajuste a baixa demanda de passageiros, que segundo o Setransp, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju, diminuiu em 30% na comparação com 2020.

O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Teles, defendeu o reajuste da tarifa do transporte coletivo.

“A tarifa do transporte público estava congelada, em Aracaju, há mais de três anos, e o sistema passa por uma grave crise em âmbito nacional devido, principalmente, aos constantes aumentos do diesel. Para amenizar a dificuldade do transporte público, a Prefeitura tomou uma série de medidas, mas ainda assim o reajuste é necessário”, justifica.

“Já apresentava defasagem no ano do seu último reajuste, em 2018, e certamente agora não supre as necessidades para manutenção do serviço. Mas essa e outras medidas como o aporte parcelado anunciado recentemente pela Prefeitura colaboram com a sobrevivência do setor, que é essencial para o deslocamento de 70% da população todos os dias”, comemora o Setransp.

“Ignorar as dificuldades que todos nós também passamos, principalmente os trabalhadores que vivem de salário mínimo, é uma afronta à classe trabalhadora que também está com seus salários defasados há muitos anos. Interessante que enquanto o prefeito disputava para ser o candidato do governador pelo grupo do Belivaldo, ele não falava em aumento de tarifa, agora que decidiram que ele não será mais o candidato a governador, Edvaldo então resolveu agora mostrar sua real face. Que sirva de lição para todos nós”, desabafa João Augusto, usuário do transporte público.

Em dezembro do ano passado, o prefeito Edvaldo Nogueira revogou a Taxa de Gerenciamento do Transporte Público (TGTP), que é de 2% no cálculo do valor da tarifa. Já em abril deste ano, o prefeito reduziu a zero o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que incide sobre os serviços do transporte público.





Por Redação
Foto: Divulgação

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */