Duas organizações da sociedade civil de Sergipe foram selecionadas para o prêmio “100 Melhores ONGs do Brasil”, na edição 2024. As instituições conquistaram o reconhecimento dos idealizadores da homenagem – o Instituto Doar/Certificadora Social e a Ambev – por se destacarem em práticas de gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.
Localizadas em Aracaju, a GACC/SE – Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe trabalha para humanizar o tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, oferecendo assistência biopsicossocial, garantindo seus direitos à saúde e à vida. Por sua vez, o Instituto Social Ágatha acolhe e capacita mulheres sergipanas em situação de vulnerabilidade social, econômica e emocional, promovendo a inclusão e a autonomia.
O Prêmio 100 Melhores ONGs chega este ano à sua oitava edição. Desde 2017, este reconhecimento é usado pelas organizações como um atestado de boas práticas de governança tornando-se referência de qualidade e confiabilidade para doadores, parceiros, financiadores e voluntários que desejam apoiar aquela determinada causa social.
A avaliação das organizações é realizada com base em cinco temas principais: Causa e Estratégia de Atuação, Representação e Responsabilidade, Gestão e Planejamento, Estratégia de Financiamento, Comunicação e Prestação de Contas. Dessa forma, o prêmio busca promover boas práticas no Terceiro Setor e incentivar a cultura de doação no Brasil.
Os troféus serão entregues durante uma cerimônia que acontecerá em São Paulo, no dia 22 de novembro, a partir das 19h, no auditório do Mercado Livre, o Melicidade, com transmissão pelo YouTube. Na ocasião, os organizadores vão apontar os vencedores de outras categorias do Prêmio: A Melhor ONG do Brasil (edição de 2024); as Melhores ONGs em cada causa (Educação, Saúde etc.); a Melhor ONG por Estado da UF; e as Melhores ONGs de Pequeno Porte.
Nessa última, a Comissão Avaliadora irá anunciar as 10 ONGs de pequeno porte (com receita anual de até R$ 500 mil), como forma de destacar e valorizar a atuação de pequenos movimentos sociais – uma realidade que corresponde à maioria das OSCs brasileiras. Além da lista das 10, será homenageada a Melhor ONG de Pequeno Porte.
O Prêmio é realizado pelo Instituto Doar, agora denominado Certificadora Social. A edição de 2024 contou com a co-realização da Ambev, o patrocínio do Mercado Pago e da Doare, e com apoio do Instituto O Mundo Que Queremos e do Prosas.
Sobre a Certificadora Social, antigo Instituto Doar – há 12 anos, promovendo a conscientização para a doação com ações exemplares, como o dia nacional da doação (Dia de Doar), o Selo Doar (certificação para iniciativas sociais) e o Prêmio Melhores ONGs.
A partir de 2024, passou a se chamar Certificadora Social transbordando seu propósito para reconhecer e certificar iniciativas sociais, alinhadas com a transformação positiva da sociedade.
Por Agência Pauta Social
Foto: Divulgação
Comente