Você já se sentiu dividido entre escolher o que achava certo e o que alguém insistiu que você fizesse? Já participou daquela reunião interminável e aparentemente sem propósito ou daquela conversa com o colega de trabalho que atrapalhou a velocidade e a qualidade do seu trabalho? Já se sentiu incapaz de recusar um pedido do seu chefe ou o convite de um amigo ou parente? E se você tivesse dito não?
A vida moderna nos oferece muitas opções e para mim ter muitas opções pode ser tão ruim quanto não ter nenhuma pois o tempo é o recurso mais escasso e valioso das nossas vidas e se temos tantas opções e dizemos sim para todas, ou para a maioria, a pressão para dar conta de tudo será enorme.
Por que será tão difícil dizer não? Talvez você tenha dificuldade em dizer não porque acha que vai perder uma oportunidade. Somos constantemente estimulados a acreditar que não podemos perder nada, mas a verdade é que vai ser impossível dar conta de tudo com qualidade e no prazo se você não eleger prioridades e recusar opções.
Em um processo de coaching, uma de minhas clientes, extremamente esgotada com o excesso de trabalho, percebeu que sua dificuldade em dizer não a seu chefe tinha a ver com o medo de prejudicar seu relacionamento com ele. Ela não estabelecia limites na sua disponibilidade para a empresa e como raramente dizia não, seu chefe criou a expectativa que ela deveria estar disponível em tempo integral incluindo feriados e fins de semana.
Como resultado, ela não tinha tempo para a família e para cuidar de si mesma e a eficácia de seu trabalho estava baixa por estar sobrecarregada. Ao aprender a dizer não com firmeza, decisão e educação e estabelecer limites para seu chefe ela passou a viver uma vida com mais liberdade e cultivar relacionamentos mais gratificantes e profundos.
Talvez você tenha dificuldade em dizer não porque não quer parecer grosseiro ou decepcionar alguém que respeita e ama ou porque quer ser aceito. Numa era em que muitos contabilizam ansiosa e cuidadosamente cada like ganho numa postagem, dizer não pode significar perder popularidade, mas como tudo na vida a popularidade tem um preço que pode ser alto.
Para Greg McKeown, palestrante e consultor em empresas como Apple, Facebook, Symantec e Google, muitas pessoas não têm clareza do que é essencial. Se não sabemos o que é prioridade, ficamos indefesos e vamos dizendo sim, de forma explícita ou implícita para tudo e todos.
Dizer não pode provocar um desconforto inicial, mas dizer sim para tudo na sua vida pode fazer você se arrepender por muito mais tempo.
Definir claramente quais são as suas prioridades e aprender a dizer não para o que não é essencial, não tem tanta importância ou não é adequado em determinado momento vai permitir que você dedique tempo e energia às pessoas e atividades realmente significativas da sua vida.
Stephen R. Covey (autor de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes) ensina: ¨o principal é manter o principal como principal¨. O não dito na hora certa pode mudar o rumo de sua vida.
Ouse Ser Melhor.
Murilo Lima é analista comportamental, coach e especialista em gestão de empresas e empreendedorismo. Possui também formações em desenvolvimento de líderes, desenvolvimento estratégico e gestão da criatividade e inovação. Atualmente é gerente comercial da Jovem Pan Aracaju e mentor voluntário da ONG Projeto Gauss. Desde 2012, conduz processos de desenvolvimento pessoal e profissional para empresários, líderes e jovens promissores, visando a expansão de competências, incremento de resultados e aprimoramento do ser.
Leia também:
Comente