Há menos de dois anos para a sucessão eleitoral nos municípios, a capital sergipana já vive o fervor dos grupos políticos dialogando entre si.
As eleições para governo funcionou como um termômetro para avaliar a temperatura de alianças históricas no pequeno estado do Cacique Serigy, a exemplo do PT – Partidos dos Trabalhadores e o PCdoB – Partido Comunista do Brasil, e outras alianças construídas pelo esforço do saudoso ex-governador, Marcelo Deda. Mas até que ponto vale uma aliança eleitoral? E quanto dura quando os interesses dos grupos e até individuais, vão se aflorando?
Pois bem, nas últimas semanas estamos acompanhando trocas de farpas entre lideranças de grupos políticos até então unidos em um proposito eleitoral. Bom, a informação repassada por uma fonte presente na campanha eleitoral de um então candidato ao senado, confidencia uma “Guerra Fria” com um outro aspirante a mesma função parlamentar, e essa disputa partia de ambas as partes. Seria uma quebra de aliança dos partidos da situação? Embora essa situação tenha ocorrido entre os postulantes da oposição.
Em entrevista, o Senador Rogério Carvalho chegou a afirmar que o PSD – Partido Social Democrático, foi o único partido aliado que foi leal ao PT. E o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, representado pelo ex-governador Jackson Barreto? Seria resquício de possíveis desentendimentos no pleito de 2018? E o PC do B, poderá romper com a aliança histórica com o partido do senador?
Não sei os comunistas, mas o prefeito Edvaldo Nogueira tem dado sinais de descontentamento com os posicionamentos de lideranças petistas ao defenderem uma candidatura própria. Bom, informações repassadas a este espaço, dão conta de que nos últimos dias tem ocorrido exonerações de pessoas ligadas a lideranças petistas, na gestão municipal de Aracaju, seria um vislumbre de um possível rompimento.
Enquanto isso todos os grupos e partidos, oposição e situação, estão conversando entre si, inclusive, segundo fontes seguras ligadas ao ex-Deputado Federal, Valadares Filho. VF já iniciou as conversas com algumas lideranças do partido dos trabalhadores.
Muita água vai rolar por baixo dessa ponte! Resta-nos esperar as cenas do próximo capitulo.
Adiando 2020
Em entrevista a repórter Magna Santana, no Jornal da Fan, o Governador Belivaldo Chagas, na última semana, disse estar tranquilo quanto a sucessão 2020, pois, segundo ele, é cedo para tratar do assunto, ao fazer referência a uma partida de futebol. “Falarei sobre as eleições de 2020 somente nos últimos segundos da partida”, afirmou. Já o seu antecessor, o ex-governador Jackson Barreto, também em entrevista ao jornalista André Barros e Priscila Pit bull, se esquivou de responder ao senador Rogério e falar sobre as alianças para 2020.
A disputa dos propensos vices
Já no município de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, o bloco da situação tem uma definição quase que certa da candidatura do ex-prefeito, Sergio Oliveira, mais conhecido como Serginho pelos glorienses, a prefeitura da cidade.
As discussões têm ocorrido em torno do nome do propenso vice da chapa, três nomes ganham notoriedade na cidade, o Secretário de Obras, Ancledson Alves, o Vereador Junior Gazeta e a Vereadora Vaneide da Feirinha, atual líder do governo no parlamento municipal.
Algumas enquetes têm sido realizadas com esses nomes na cidade.
Dando adeus a vereança
Em uma conversa com o jornalista Bruno Balbino, a vereadora Vaneide de Nivaldo, afirmou não ter mais interesse em disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, a mesma quer alçar voos mais altos na política, caso não consiga, deverá observar de camarote e respeitando a decisão do grupo político ao qual faz parte.
Ao ser questionada como seria sua postura diante da escolha de outro nome do grupo para disputar a vice prefeitura ao lado de Serginho, a mesma afirma que vai respeitar, porém não quer voltar a ocupar uma cadeira no parlamento municipal.
Vaneide vem de uma família com tradição na política gloriense, o pai Nivaldo tentou ocupar uma cadeira no parlamento por algumas vezes, logo em seguida lança a filha, Vaneide, estando em sua terceira legislatura. A vereadora esteve à frente da mesa diretora da casa legislativa, onde realizou uma gestão à frente do seu tempo, com ideias inovadoras e com ações de aproximação do parlamento com a população.
Monte Alegre: um Farias na disputa 2020
Será esse o retorno de um Farias a frente do município de Monte Alegre de Sergipe. Essa possibilidade existe, isso mesmo!
Em contato com o vereador Junior Farias, filho do ex-prefeito do município sertanejo Osmar Farias, o mesmo nos confirmou estar colocando seu nome a disposição do povo montealegrense para o pleito 2020.
De acordo com informações, a decisão foi tomada logo após a aliança do ex-prefeito Tonhão e Aragão, ambos poderão lançar as esposas para disputar a prefeitura do município. A família Farias estaria descontente com o acordo eleitoral feito com Aragão.
Ainda é muito cedo para afirmar que Junior levará essa possível candidatura até o final, mas a oposição tem se movimentado, e a situação? Como deverá agir o grupo liderado pela atual prefeita, Nena de Luciano?
Uma nova possibilidade em Porto da Folha
Isso mesmo. Chegou ao nosso conhecimento a formação de um novo grupo político no município de Porto da Folha. Esse grupo já está articulando a possível candidatura para 2020.
O irmão Marcos, como é conhecido na região, tem liderado esse grupo e é o principal nome proposto para a disputa eleitoral pelo centro do poder municipal da princesa das vaquejadas.
Bruno Balbino é graduado em Jornalismo e colunista colaborador do Hora News.
Leia também:
‘Máfia dos Shows’, mais uma na conta dos sergipanos
Comente