Sergipe pode se tornar o próximo estado a regulamentar, regionalmente, a presença, pelo período de 24 horas, de fisioterapeutas nas UTIs brasileiras. Na última quinta-feira (20), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 261/21, de autoria dos deputados Capitão Samuel Barreto e Luciano Pimentel, que torna obrigatória a presença em tempo integral de, no mínimo, um fisioterapeuta para cada 10 leitos ou fração nas UTIs.
A tramitação do projeto foi acompanhada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Sergipe (CREFITO-17), que traz na pauta de sua gestão, o empenho em desenvolver políticas que valorizem a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional e melhorem a assistência aos pacientes.
De acordo com o presidente do CREFITO, Jader Pereira, é um momento de comemorar, mas, também, de trabalhar pela sanção do governador Belivaldo Chagas.
“Conseguimos uma importante vitória regional, que certamente fortalecerá a nossa demanda nacional, junto à Comissão de Assuntos Parlamentares do COFFITO, em que buscamos a permanência 24 horas por lei federal e nacional”, avalia Jader.
O Hora News apurou junto a assessores do Governo e da Alese que o governador Belivaldo Chagas deverá sancionar o projeto de lei.
Fonte: Coffito
Foto: Senado/Divulgação
Comente