A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) publicou um vídeo nas redes sociais defendendo o Exército nas ruas e o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). No vídeo, a deputada paulista critica decisões dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e do presidente do STF, Dias Toffoli.
Para a deputada, Gilmar Mendes é um traidor da pátria e defensor de Aécio Neves, enquanto Dias Toffoli é classificado por ela como advogado do PT. Segundo Joice Hasselmann, o Supremo provoca insegurança jurídica no Brasil.
Em tom de ameaça, a parlamentar diz que pedirá o artigo 142 da Constituição Federal para enquadrar o Supremo, caso seja necessário. O artigo constitucional estabelece o emprego das Forças Armadas diante ameaça à soberania nacional.
Pela Constituição Federal qualquer um dos poderes (executivo, legislativo e judiciário) pode solicitar o emprego das Forças Armadas.
Gravação do vídeo
Na semana passada o plenário do Supremo confirmou jurisprudência no sentido da competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns que apresentam conexão com crimes eleitorais, derrotando o entendimento da Operação Lava Jato, que defendia a permanência dos julgamentos com a Justiça Federal.
É provável que o vídeo de Joice Hasselmann tenha sido gravado antes desse julgamento no STF, ou até mesmo antes dela se tornar deputada federal.
Comente