Integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e da Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, participaram por toda a manhã desta segunda-feira, 19, de visita técnica do Hotel Fazenda Boa Luz em Laranjeiras.
Senadores de Estados como Sergipe, Bahia, Piauí, Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo discutiram vários assuntos voltados para o tema central: Bacia de Irrigação, Canal Xingó, Turismo e Cultura. Para o governador Marcelo Déda (PT), o evento cria uma oportunidade extraordinária para o diálogo entre o Governo, as prefeituras e a sociedade sergipana com o Senado.
“O seminário abre uma janela fabulosa para um diálogo direto entre o Governo do Estado, as prefeituras e a sociedade sergipana com o Senado da República, que é a casa da Federação. O Senado existe na estrutura política brasileira com a função primordial de representar os Estados federados. É por isso que no Senado a bancada de Sergipe é igual à bancada de São Paulo. É uma arena privilegiada para debater os temas estaduais e os temas regionais”, ressalta.
Marcelo Déda destacou que, com a criação da Comissão de Desenvolvimento Regional de Turismo e da Subcomissão para o Nordeste, se abriu a possibilidade de os senadores virem aos estados, não apenas os senadores que representam Sergipe, mas dos Estados vizinhos.
“É a oportunidade de os senadores de outros estados participarem conosco de debates, encontrarem as sinergias, coincidências de posição, as formas de aliança entre os estados nordestinos de modo a produzir uma agenda comum, uma agenda que favoreça todos os estados do Nordeste. Então é uma oportunidade extraordinária”, entende.
Dimensão
O governador disse ainda considerar um evento de grande dimensão política, tanto para a região Nordeste quanto para o Estado de Sergipe.
“Eu tive a oportunidade de ter um público privilegiado, formado por senadores da República de estados importantes, senadores da Bahia, de Tocantins, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí. Senadores que têm papel nessa Comissão, que tem tribuna e que têm influencia política na tomada de posição do Senado, e eu não perdi esse oportunidade. Eu aproveitei para explicitar alguns temas prioritários e pedir a ajuda do Senado para resolvê-los”, enfatiza Marcelo Déda.
Para o Estado de Sergipe, o governador apresentou um plano de ações, demandas e propostas como, Bacia de Irrigação, Canal de Xingó, Turismo e Cultura, enquanto os parlamentares apresentaram temas específicos visando o desenvolvimento do Nordeste.
Crescimento
Segundo o senador pelo Estado do Piauí e presidente da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, Wellington Dias (PT), o Brasil e a região Nordeste crescem a taxas elevadas.
“O Nordeste cresce mais que o Brasil. Eu destaco, nesse contexto, o crescimento de Sergipe, que é o maior crescimento de renda per capita desde 2009. Fico feliz que o meu Estado, o Piauí, é o segundo que mais cresce, cerca de 6% ao ano. É preciso ter muito cuidado para que esse crescimento não aconteça desordenado. O objetivo da Comissão é planejar para que o Nordeste cresça e cada estado tenha a condição de alcançar a média nacional, e que a gente não tenha desigualdade nem dentro do Nordeste, nem dentro de todos os estados”, afirma.
Seca
O senador anfitrião da visita técnica, Lauro Antônio (PR/SE), destacou os objetivos do evento. “Estamos reunidos visando encontrar a maneira sustentável e viável de diminuir ao máximo o problema da seca, criando a possibilidade de potencializar aptidões regionais e de desenvolver uma nova perspectiva de vida para os homens e mulheres que vivem no campo e nas cidades”, afirma Laurinho.
Ele explicou que o projeto visa apoiar o desenvolvimento sustentável da região formada pelos municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.
“Quando pensamos em bacia de irrigação, o que vemos em nosso Estado são grandes possibilidades de aproveitamento hídrico. O turismo não está somente em praia, temos o turismo rural, a cultura, a culinária e o artesanato”, lembra.
Empregos
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, falou sobre a importância do turismo. ”Em Sergipe, por exemplo, 12% dos empregos gerados ano passado, foram na área do turismo, que continua sendo denominado como a indústria sem chaminé, provendo na maioria dos casos o desenvolvimento sustentável”, entende.
Por Aldaci de Souza
Fonte: Infonet
Comente