Danielle Garcia é ameaça aos planos de quem não quer auditoria e investigação na PMA

A eleição municipal deste ano será uma das mais disputadas da história de Aracaju. Pelo menos sete nomes já se apresentam como pré-candidatos a prefeito da capital sergipana: Edvaldo Nogueira (PDT), Valadares Filho (PSB), Daniele Garcia (Cidadania), Márcio Macedo (PT), Gilmar Carvalho (PSC), Almeida Lima (PV) e o delegado Paulo Márcio (DC) são alguns dos possíveis candidatos ao posto mais alto da maior cidade do estado.

Pesquisas de opinião pública feitas no ano passado revelam que a disputa será acirrada e que nomes novos na política podem surpreender, inclusive despachando figuras carimbadas da dita velha política, assim como ocorreu na eleição para o Senado Federal em 2018.

E um dos partidos que se articulam para fazer mais uma vez bonito nas eleições é o Cidadania, que tem a liderança do senador Alessandro Vieira em Sergipe. O partido encomendou pesquisas internas para medir a popularidade e a capacidade eleitoral de cada um dos nomes que se colocaram a disposição do grupo para concorrer a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

O partido tem nomes novos e experientes, como a delegada Danielle Garcia, responsável pela Operação Indenizar-Se, que culminou no indiciamento de 15 vereadores, na condução coercitiva de dois parlamentares e na prisão de quatro advogados que prestavam serviços jurídicos à Câmara de Aracaju.

Essa foi uma das principais investigações da história de Aracaju, mas “esfriou” após o seu afastamento do comando do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), por determinação, á época, do governador Jackson Barreto. A suspeita é de que o esquema tenha gerado um prejuízo em torno de R$ 7 milhões aos cofres públicos, somente em 2013.

Outro nome que também soa bem no grupo e na sociedade é o da defensora pública Emília Correia, vereadora pelo Patriota, mas que integra o grupo liderado pelo senador Alessandro Vieira. Ela obteve a maior votação em Aracaju para deputada federal, quase 35 mil votos, ficando de fora da Câmara dos Deputados por causa da legenda. A vereadora é muito querida, tanto na zona sul, como principalmente na zona norte, onde atende centenas de pessoas carentes que precisam da garantia de seus direitos constitucionais.

Também aparece com boa citação na pesquisa a deputada estadual Kitty Lima, integrante do Cidadania, que tem um importante trabalho em defesa da causa animal, até antes ignorada por toda a classe política, além do jovem empresário Milton Andrade, do partido NOVO, que disputou o governo do estado pela primeira vez, obtendo uma votação surpreendente.

Outro nome do grupo bem avaliado é o Dr. Emerson, ex-vereador por Aracaju. Reconhecido por sua postura ética na política e no combate às desigualdades sociais, foi um dos candidatos mais votados na capital na eleição para governador, obtendo mais de 43 mil votos.

Preocupado com as contradições das últimas pesquisas eleitorais, que indicavam que não seria eleito senador, Alessandro Vieira, em comum acordo com o grupo, decidiu colocar uma equipe de pesquisadores do próprio agrupamento para sondar junto a opinião pública qual o melhor nome do grupo para disputar a Prefeitura de Aracaju.

Os números iniciais apontam que os quatro nomes estão sendo bem citados nas pesquisas internas, sendo Danielle Garcia e Emília Correia os mais destacados pela população pesquisada. E será com base nessa sondagem interna que o grupo escolherá o nome que irá às urnas para avaliação do eleitorado aracajuano.

Ficou acordado no grupo que o mais avaliado nas pesquisas internas será o indicado para ser o candidato ou a candidata. Por enquanto, as estatísticas apontam para um quase empático técnico entre a delegada e a defensora pública, sendo que o nome de Danielle Garcia tem sido o mais recepcionado pelos entrevistados.

Independentemente de quem seja o referendado pelas pesquisas, o grupo terá um nome forte para concorrer em pé de igualdade com os demais candidatos. Aliás, alguns deles já temem uma possível auditoria e investigação nas contas e nos contratos da Prefeitura de Aracaju com uma possível vitória da delegada.

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */