Polêmica em Cristinápolis! A Câmara de Vereadores do município instaurou uma Comissão Parlamentar Especial – CPE em 2020, para apurar supostas irregularidades nos gastos referentes a Covid. O vereador Ícaro Hora presidia a comissão, além de ser um dos pivôs para criação, ao lado dos colegas parlamentares, à época, Agenário e Josefa.
Parece até mentira, mas pelo que apuramos até o momento, a CPE não passou de factoide, pois, ao que parece, o amplo relatório gerado, inclusive com diversas irregularidades apontadas, não foi encaminhado aos órgãos competentes, como o Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) e o Tribunal de Contas (TCE/SE), ou seja, foi engavetado. Qual teria sido o motivo? Se houve irregularidades descobertas, a autoridade não seria obrigada a reportar as instituições para que fossem tomadas as devidas providências? A isso, não chamamos de prevaricação?
Mas, pasmem, agora em 2022 o mesmo vereador que presidiu a CPE em 2020 articula uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI contra o atual prefeito, com o argumento genérico de investigar os contratos da administração cristinapolitana, o que é um tanto curioso, pois para instauração de uma CPI se faz necessário apresentar um motivo ou fato gerador, elementos que, de acordo com a nossa apuração, não foram apontados pelo parlamentar. A pergunta que se faz é a seguinte: Qual o intuito dele de fazer CPE e CPI? Será que é de fato, investigar? ou será uma forma de barganhar benesses junto ao gestor?
Será que ele está buscando a mesma coisa que ele queria em 2020? A novela está dando prosseguimento, mas quais serão as cenas do próximo capítulo? Vamos continuar apurando e acompanhando essa situação, em breve traremos mais informações.
Katarina I
Já se preparando para assumir a vaga dada pelo eleitorado sergipano nas eleições de 2022, a deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD) entregou nesta terça-feira, 24, a sua carta de renúncia da função de vice-prefeita de Aracaju ao prefeito Edvaldo Nogueira. Durante o encontro, Katarina se emocionou ao fazer a leitura da carta.
A futura congressista deve protocolar a sua carta de renúncia na Câmara de Vereadores da Capital Sergipana ainda nesta quarta-feira, 25.
Katarina II
Já na manhã da segunda-feira, 23, a deputada federal eleita Katarina Feitoza esteve reunida com o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em um café da manhã que contou com a presença de parte da bancada sergipana, dentre eles os atuais parlamentares Gustinho Ribeiro e João Daniel, e o deputado federal eleito, Ícaro de Valmir.
Katarina III
A futura congressista ainda tem mais um encontro marcado com o atual presidente da Câmara dos Deputados e candidato à reeleição, Arthur Lira. Isso mesmo, na próxima segunda-feira, Katarina vai se reunir com o mandachuva da Câmara dos Deputados ao lado da bancada da segurança pública na casa.
Caatinga, de Companhia a Batalhão
Na última sexta-feira, 20, foi realizada a solenidade de entrega de um terreno doado pelo Grupo Natville para a construção da futura instalação do Batalhão de Operações Especiais em Área de Caatinga. Na ocasião aconteceu a cerimônia de formalização da portaria que transforma a Companhia Independente em Batalhão. O terreno fica às margens da Rodovia SE 175, próximo à fábrica da Natville.
A proposta conta com o apoio da deputada federal eleita Katarina Feitosa, que se comprometeu em direcionar emenda parlamentar para a construção da estrutura do batalhão, que deverá estender a área de atuação do policiamento em área de caatinga para outras regiões do Estado.
Bruno Balbino é jornalista e colunista colaborador do Hora News.
Comente