Corrida e shows musicais fazem parte das comemorações dos 168 anos de Aracaju

Aracaju completa, nesta sexta-feira, dia 17, os seus 168 anos. Para marcar o aniversário de transferência da capital de Sergipe, uma programação festiva foi preparada pela Prefeitura, tendo início com a tradicional Missa em Ação de Graças na Colina do Santo Antônio, local onde a cidade nasceu, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom João José Costa. Acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que “Aracaju comemora esta data em seu melhor momento”. Após evento religioso, o gestor  conduziu a cerimônia em homenagem ao fundador da cidade, Inácio Barbosa, com a aposição de flores no monumento que leva o seu nome, localizado na praça do Mini-Golfe.

“Aracaju cresceu e deu um salto muito grande de desenvolvimento nos últimos 20 anos. É uma cidade média organizada e que cresceu ordenada, mantendo a qualidade de vida de seu povo, o que acredito ser um dos maiores legados da nossa cidade.  E eu tenho muita felicidade de, especialmente nos últimos seis anos, ter contribuído para essa evolução, pois foi através do nosso projeto, de retomar esse título, mas sobretudo, de recolocar a nossa cidade nos trilhos do desenvolvimento, que muita coisa aconteceu. Hoje, temos um sistema de saúde com prontuário eletrônico, unidades de saúde funcionando bem e um serviço de média complexidade estruturado para receber o cidadão. Conquistamos grandes avanços na Educação, assumindo ano passado o segundo lugar do Ideb, e, entre muitas outras ações, levamos saneamento básico para quase todas as áreas que careciam da cidade. Portanto, estou muito feliz porque Aracaju é uma cidade maravilhosa, que nos orgulha e que chama a atenção do Brasil pelo seu desenvolvimento”, afirmou.

O prefeito lembrou também os desafios que deverão ser enfrentados nos próximos anos para que a capital progrida ainda mais no futuro. “Temos muito o que comemorar, mas também temos muitas ações para colocar em prática. Temos que melhorar ainda mais a saúde, a educação, melhorar a mobilidade urbana, especialmente o sistema de transporte público, precisamos avançar com o projeto da Zona de Expansão, onde construiremos uma nova avenida e implantaremos o saneamento básico dos bairros, enfim, temos um grande trabalho pela frente para o crescimento ordenado da nossa cidade, fazendo inclusão econômica e tornando a Zona de Expansão um exemplo de desenvolvimento sustentável” frisou.

Para o governador do Estado, Fábio Mitidieri, as comemorações pelos 168 anos de Aracaju simbolizam “a esperança por dias melhores”. Ele ressaltou também que seguirá “contribuindo com o fortalecimento da capital”. “O sucesso de Aracaju é o sucesso de Sergipe e de todos os sergipanos. Portanto, seguiremos trabalhando para fortalecer, cada vez mais, as nossas políticas públicas para que Aracaju cresça e se desenvolva. Que a gente possa fazer da nossa capital uma cidade com ainda mais qualidade de vida, com geração de emprego e renda, respeitando as nossas culturas e as nossas tradições, além de acolher bem as pessoas”, completou.

Homenagem

Da colina, prefeito e autoridades se dirigiram à praça do Mini-Golfe, onde ocorreu o segundo evento do dia. No local, Edvaldo deu início às homenagens a Inácio Barbosa, com o hasteamento das bandeiras. Logo após, houve o acendimento da pira pelo gestor municipal e pelo aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Rita de Cássia, Eddie Harrison, seguido pela aposição de flores no monumento que reverencia o fundador de Aracaju. A homenagem contou com a participação da Banda de Música do 28º BC.

Em seu discurso, Edvaldo destacou o privilégio de poder participar das celebrações pelo aniversário da capital, mais um ano, como Chefe do Executivo. “Na verdade, são 19 anos participando desta solenidade, seja como prefeito ou vice-prefeito, e nunca me canso, pois considero como o mais importante momento para o município de Aracaju. É neste dia que homenageamos o passado, reconhecendo aqueles que foram pioneiros em nossa história, que colocaram os primeiros tijolos, mas que também enaltecemos todos que aqui passaram dando suas contribuições para que chegássemos aos 168 anos com uma cidade bonita, aconchegante e que é a expressão do seu povo”, pontuou.

Edvaldo também lembrou as ações executadas pela atual gestão para que a cidade avance em seu desenvolvimento e renovou o seu compromisso com “a construção de um futuro melhor para a capital” . “Seguirei dando o melhor de mim, trabalhando cotidianamente para que essa cidade continue se desenvolvendo, crescendo e avançando. Trabalharei, todos os dias, para que as futuras gerações, aqui representadas por essas crianças que estudam na nossa rede municipal, possam viver em uma cidade ainda melhor, evoluída e com oportunidades”, reafirmou.

Acompanharam as solenidades o vice-governador Zezinho Sobral, o senador Rogério Carvalho, as deputadas federais, Katarina Feitoza e Yandra Moura, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, vereadores e secretários municipais.

Comemorações

Em comemoração ao aniversário de 168 anos da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju preparou uma programação especial para que aracajuanos e turistas possam celebrar a data com muita música e animação na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, nesta sexta-feira, 17, e no sábado, 18.

Para marcar a retomada da tradicional programação musical do aniversário da cidade, suspensa durante o período da pandemia, os aracajuanos e turistas serão brindados com apresentações de artistas de renome nacional e local.

No feriado desta sexta-feira, 17, a comemoração do aniversário da cidade terá apresentações das sambistas do Coletivo Sergipano Mulheres no Samba, do cantor e compositor Seu Jorge, e do sambista Xande de Pilares.

No sábado, 18, a programação contará com a cantora gospel Gabriela Rocha e a banda Som e Louvor, e participações especiais da banda da igreja Verbo da Vida e das cantoras sergipanas Laressa Abreu e Laiana Lamara.

Corrida

A Corrida Cidade de Aracaju é um dos eventos que integram a programação de aniversário da cidade. Em 17 de março de 1855, Aracaju foi fundada, marcando a transferência da capital do estado que, até então, era São Cristóvão.

Ao longo das 38 edições da competição esportiva, seu percurso conta, justamente, essa história, num passeio entre a antiga e a atual capital sergipana. Entre os trajetos de 24 km, 10 km e 5 km, os participantes da corrida viajam entre as duas cidades e celebram as transformações decorrentes do tempo e das demandas da sociedade. 

Programação musical

17/03 – Shows Artísticos (Sexta-feira)
20h30 – Coletivo Sergipano Mulheres no Samba
22h – Seu Jorge
23h30 – Xande de Pilares

18/03 – Ato Evangélico (Sábado)
20h10 – Gabriela Rocha
21h40 – Banda Som e Louvor



Por Agência AAN
Foto: Arthur D`Avila

Comente

Participe e interaja conosco!

Arquivos

/* ]]> */